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dc.contributor.advisorTOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado-
dc.contributor.authorCERVENCOVE, Paulo Henrique Raitz-
dc.date.accessioned2025-11-03T17:49:17Z-
dc.date.available2025-11-03T17:49:17Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationCERVENCOVE, Paulo Henrique Raitz. Análise do desempenho das escolas do Estado de São Paulo pré-pandemia e pandemia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37770-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos para diversos setores da sociedade, incluindo a educação. No estado de São Paulo, as escolas enfrentaram mudanças drásticas tanto antes quanto durante a pandemia. Com a chegada da pandemia, houve um aumento nos gastos públicos educacionais para adaptar o ensino às novas condições. As escolas tiveram que se adequar rapidamente ao ensino remoto, o que implicou em investimentos em tecnologia e capacitação de professores. Além disso, as dificuldades de adaptação ao ensino remoto. Este trabalho teve como objetivo realizar um processo de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD) para analisar a situação educacional durante a pandemia no estado de São Paulo. Com a utilização de técnicas de Aprendizado de Máquina e Clusterização, a pesquisa se ancorou em práticas apresentadas em estudos relacionados. A metodologia experimental envolveu determinar de um objeto de estudo, selecionar variáveis influentes e definir meios para controlar e observar os efeitos dessas variáveis. Inicialmente, foram coletados dados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Após a coleta, os dados foram limpos e transformados, e em seguida, submetidos à clusterização utilizando Jupyter Notebook. Gráficos elaborados no Excel ajudaram na análise dos clusters. A comparação dos clusters pré-pandemia e durante a pandemia revelou mudanças importantes na distribuição demográfica e no desempenho acadêmico dos alunos. Antes da pandemia, a maioria dos alunos estava nos Anos Iniciais, seguidos pelos Anos Finais e pelo Ensino Médio. Observou-se que o desempenho acadêmico era melhor em escolas com menos alunos por unidade escolar. Já durante a pandemia, houve um aumento na retenção por frequência e rendimento insuficiente em todos os níveis escolares, destacando os desafios da adaptação ao ensino remoto. A pandemia intensificou os desafios educacionais, especialmente para alunos dos Anos Iniciais e Finais. Também foi observada uma mudança na distribuição étnica, com uma maior concentração de alunos brancos e pardos. Estes dados sublinham a necessidade de uma abordagem educacional adaptativa, considerando as características demográficas e os desafios acadêmicos específicos. A pesquisa ressalta a importância da colaboração entre escolas, comunidades e autoridades educacionais para implementar estratégias de apoio eficazes, garantindo uma educação de qualidade e equidade de oportunidades para todos os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher003pt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectClusterspt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise do desempenho das escolas do Estado de São Paulo pré-pandemia e pandemiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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