Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGRITTI, Neusa Haruka Sezaki-
dc.contributor.authorLIMA, Jeniffer Alves-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:44:11Z-
dc.date.available2025-10-28T17:44:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Jeniffer Alves. As soft skills e sua relação com organizações empresariais e orquestras, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37421-
dc.description.abstractSoft skills são competências subjetivas e não técnicas que englobam a capacidade de interação, adaptação, comunicação interpessoal, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento de relações eficazes e harmoniosas no ambiente profissional. Envolvem também aspectos como inteligência emocional, empatia, adaptabilidade, pensamento crítico, capacidade de mediação de conflitos e colaboração. Essas competências permitem que o indivíduo navegue com habilidade nas dinâmicas interpessoais e culturais das organizações, promovendo um ambiente mais produtivo e coeso. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender as soft skills utilizadas e desenvolvidas no meio organizacional e num ambiente de uma orquestra, buscando identificar se há semelhanças entre esses dois tipos de grupos e suas lideranças. O estudo adota uma abordagem exploratória-descritiva com enfoque qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online. Em resumo, os resultados revelaram que as soft skills de Colaboração, Comunicação, Trabalho em Equipe e Inteligência Emocional são essenciais tanto para Organizações Empresariais quanto para Orquestras.pt_BR
dc.description.abstractSoft skills are subjective and non-technical competencies that encompass the ability to interact, adapt and communicate interpersonally, among others, contributing to the development of effective and harmonious relationships in the professional environment. They also involve aspects such as emotional intelligence, empathy, adaptability, critical thinking, conflict mediation and collaboration. These skills enable individuals to navigate the interpersonal and cultural dynamics of organizations with skill, promoting a more productive and cohesive environment. Thus, the aim of this study is to understand the soft skills used and developed in the organizational environment and in na orchestra environment, seeking to identify whether there are similarities between these two types of groups and their leaders. The study adopts na exploratory-descriptive approach with a qualitative focus. Data was collected using na online questionnaire. In summary, the results revealed that the soft skills of Collaboration, Communication, Teamwork and Emotional Intelligence are essential for both Business Organizations and Orchestras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher184pt_BR
dc.subjectOrquestraspt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAs soft skills e sua relação com organizações empresariais e orquestraspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2024_2_ jenifferalveslima_assoftskillsesua.pdf
  Restricted Access
1.98 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.