Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37166
Title: Gestão escolar: falta de verba ou má administração?
Other Titles: School management: lack of funds or mismanagement?
Authors: OLIVEIRA, Adriele Figueiredo de
SOUZA, Carla Juliana Santos
MANTOVANI, Daniele
VISTA, Douglas Santana Boa
GONÇALVES, Ingrid Camily da Silva
MARIANA, Ingrid
ALMEIDA, Letícia Ribeiro Pires de
CARDOSO, Verônica Pereira
Advisor: SANTOS, Luiz Carlos Terra dos
Other contributor: LUNA, Ana Paula Martiniano de
SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos
SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da
MATOS, Rute Marivan Pinheiro de
NASCIMENTO FILHO, Cícero
type of document: Projeto de Pesquisa
Keywords: Gestão econômica;Administração financeira;Escola pública;Administração pública
Issue Date: Jun-2019
Publisher: 041
Citation: OLIVEIRA, Adriele Figueiredo de; SOUZA, Carla Juliana Santos; MANTOVANI, Daniele; VISTA, Douglas Santana Boa; GONÇALVES, Ingrid Camily da Silva; MARIANA, Ingrid; ALMEIDA, Letícia Ribeiro Pires de; CARDOSO, Verônica Pereira. Gestão escolar: falta de verba ou má administração?. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019.
Abstract: Esse presente trabalho tem como objetivo estudar, de maneira comparativa, o funcionamento e a forma de utilização da verba estudantil. E compreender se o verdadeiro problema está na escassez da verba ou na má gestão. No presente estudo, foi utilizada pesquisas sobre o assunto e foi aplicada uma entrevista direta com gestores, alunos e funcionários de duas instituições públicas situadas na região da Lapa. Desde o princípio, tinha-se em pauta, a insuficiência dos setores financeiros de diversas instituições situadas na capital paulista, com o decorrer do estudo houve uma abordagem de um ângulo diferente com levantamentos de questionamentos e dúvidas, sempre procurando informações tanto dos gestores, mas principalmente daqueles que usufruem desse investimento essencial e importantíssimo, os estudantes. Através das coletas de dados das duas escolas, e unificando as entrevistas com os questionários, pode-se assim abordar o ponto de vista de alunos e funcionários e o posicionamento do gestor diante desde caso, observando desta forma, que algumas respostas dadas pelo gestor podem ajudar a responder ou justificar algumas respostas dos alunos e funcionários. Por fim, após as análises comprovou-se que a administração da verba é importante, mas diante de fatos apresentados, uma gestão correta fará toda a diferença.
This study aims to comparatively study the functioning and use of student funding, understanding whether the real problem lies in the scarcity of funds or in mismanagement. This study used research on the subject and conducted direct interviews with administrators, students, and staff at two public institutions located in the Lapa region. From the outset, the focus was on the insufficiency of the financial sectors of several institutions in the city of São Paulo. As the study progressed, a different approach was adopted, raising questions and doubts, always seeking information from both administrators and, especially, from those who benefit from this essential and crucial investment: the students. By collecting data from both schools and combining the interviews with the questionnaires, we were able to address the perspectives of students and staff and the administrator's position on this issue. Thus, we observed that some of the administrator's responses may help to answer or justify some of the students' and staff's responses. Finally, after the analysis, it was proven that managing the funds is important, but given the facts presented, correct management will make all the difference.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37166
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2019_adriele_figueiredo_de_oliveira_gestao_escola.pdf
  Restricted Access
12.68 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.