Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36851| Title: | Motivação dos professores do setor público que atuam no Ensino Médio, Técnico e Integrado na Zona Oeste de São Paulo Capital |
| Other Titles: | Motivation of public sector teachers working in secondary, technical and integrated education in the West Zone of São Paulo |
| Authors: | RIBEIRO, Amanda Garcia CORREIA, Beatriz Cristina P. S. OLIVEIRA, Jessica Menezes de GOMES, John Victor da Silva SILVA, Rodrigo Dornelas da RODRIGUES, Thamires Santos |
| Advisor: | SANTOS, Luiz Carlos Terra dos |
| Other contributor: | LUNA, Ana Paula Martiniano de SANTOS, Carlos Roberto Ramalho dos SILVA, Luiz Carlos Ribeiro da MATOS, Rute Marivan Pinheiro de NASCIMENTO FILHO, Cícero |
| type of document: | Projeto de Pesquisa |
| Keywords: | Motivação do empregado;Ensino médio;Ensino profissional e técnico;Ensino público;Servidor público |
| Issue Date: | Dec-2019 |
| Publisher: | 041 |
| Citation: | RIBEIRO, Amanda Garcia; CORREIA, Beatriz Cristina P. S.; OLIVEIRA, Jessica Menezes de; GOMES, John Victor da Silva; SILVA, Rodrigo Dornelas da; RODRIGUES, Thamires Santos. Motivação dos professores do setor público que atuam no Ensino Médio, Técnico e Integrado na Zona Oeste de São Paulo Capital. Projeto de Pesquisa. (Curso Técnico em Administração) -- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Etec Professor Basilides de Godoy: São Paulo, 2019. |
| Abstract: | Quando se vive em tempos em que o número de desempregados, a depressão e as discussões acerca do futuro das leis e direitos trabalhistas estão constantemente em pauta, levanta-se a dúvida acerca do quanto o funcionário se sente motivado a continuar desempenhando suas tarefas. Nesses casos, o setor público se mostra mais afetado do que o setor privado, pois, além dos motivos citados, ainda existem outros problemas, os quais podem desmotivar um funcionário, salários atrasados, falta de infraestrutura adequada e falta de amparo por parte do governo. Atualmente, não existem muitos estudo que, de alguma forma, busquem a entender esse cenário. Com isso, constatou-se a necessidade de analisar a situação e identificar o que motiva o funcionário público a continuar trabalhando. Dentre todos os cargos e funções, pode-se dizer que a área docente (por ter um contato mais direto com a população) tende a ser a mais afetada. Com isso, vê-se nela a oportunidade de ter uma visão mais clara acerca da motivação no setor público, tendo em mente descobrir o que motiva o profissional a continuar desempenhando suas funções. Para atingir esse objetivo foi formulado um questionário com o intuito de levantar dados que comprovem se os professores (de forma mais específica das unidades de ensino a serem analisadas) são incentivados ou não e o que poderia torná-los mais motivados. Também foi construído outro questionário voltado para os alunos, para que os dados levantados possam embasar o fator ambiente como algo estimulador ou desestimulador. Ao final da pesquisa, além de responder aos questionamentos levantados, pretende-se também contribuir para o meio acadêmico com novos dados e possíveis questionamentos que possam possibilitar que o tema motivação no setor público, seja analisado por novas perspectivas e de forma mais abrangente. When we live in times of constant concern about unemployment, depression, and discussions about the future of labor laws and rights, questions arise about how motivated employees are to continue performing their duties. In these cases, the public sector is more affected than the private sector, as, in addition to the aforementioned reasons, other issues can demotivate employees, such as delayed salaries, lack of adequate infrastructure, and lack of government support. Currently, there are few studies that seek to understand this scenario. Therefore, it is necessary to analyze the situation and identify what motivates public employees to continue working. Among all positions and functions, teaching (because it has more direct contact with the public) tends to be the most affected. Therefore, teaching offers an opportunity to gain a clearer understanding of motivation in the public sector, with the goal of discovering what motivates professionals to continue performing their duties. To achieve this goal, a questionnaire was developed to gather data to determine whether teachers (specifically at the teaching units being analyzed) are motivated or not and what could make them more motivated. Another questionnaire was also developed for students, so that the data collected could support the environmental factor as a stimulant or a demotivator. At the end of the research, in addition to answering the questions raised, the aim is to contribute to the academic community with new data and potential questions that could enable a more comprehensive analysis of the topic of motivation in the public sector from new perspectives. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36851 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| administracao_2019_2_amanda_garcia_ribeiro_motivacao_dos_profes.pdf Restricted Access | 15.3 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.