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Title: Projeto de revitalização de espaços de socialização de alunos da escola técnica estadual ETEC Philadelpho Gouvêa Netto localizada em São José do Rio Preto/ São Paulo
Other Titles: Project to revitalize social spaces for students at the state technical school ETEC Philadelpho Gouvêa Netto located in São José do Rio Preto/São Paulo
Authors: GOMES, Ariela Simeão
LIMA, Heitor dos Santos
QUEIROZ, Kauany Souza
SILVA, Letícia Cristina Maluz
MARTINS, Lucas Bolsoni
OLIVEIRA, Miguel Baptista de
ANJOS, Miguel Silva dos
FERREIRA, Otávio Júnior Alves
OLIVEIRA, Paulo Henrique Silva de
SOARES, Pedro Henrique Bernardo
CEBIM, Sofia Laura Silva
Advisor: PALMIERI, Cristiane Neves
type of document: Projeto Técnico
Keywords: Acessibilidade ao meio físico;Arquitetura;Ambiente escolar
Issue Date: 21-Nov-2024
Publisher: 098
Citation: GOMES, Ariela Simeão; LIMA, Heitor dos Santos; QUEIROZ, Kauany Souza; SILVA, Letícia Cristina Maluz; MARTINS, Lucas Bolsoni; OLIVEIRA, Miguel Baptista de; ANJOS, Miguel Silva dos; FERREIRA, Otávio Júnior Alves; OLIVEIRA, Paulo Henrique Silva de; SOARES, Pedro Henrique Bernardo; CEBIM, Sofia Laura Silva. Projeto de revitalização de espaços de socialização de alunos da escola técnica estadual ETEC Philadelpho Gouvêa Netto localizada em São José do Rio Preto/ São Paulo. 2024. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Edificações) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024.
Abstract: A ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, localizada em São José do Rio Preto, é uma instituição que atende a maioria de seus alunos em período integral, o que resulta em um fluxo constante de estudantes nas áreas comuns da escola. Observa-se que esses espaços, essenciais para o descanso e socialização durante os intervalos, carecem de infraestrutura adequada, levando os alunos a utilizarem locais improvisados, como degraus de escadas e rampas, ou até a se dirigirem ao aeroporto municipal próximo ao final do dia. Esse cenário evidencia a importância de revitalizar esses ambientes, criando áreas mais acolhedoras que atendam às necessidades dos estudantes. A proposta deste trabalho de conclusão de curso surge da necessidade de oferecer um ambiente que contribua para o bem-estar físico, social e emocional dos alunos, valorizando a experiência escolar como um todo. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos espaços de convivência, o projeto busca soluções que considerem a viabilidade econômica, o conforto, a integração e o respeito às normas e legislações locais de acessibilidade e proteção ambiental. Dessa forma, pretende-se que o ambiente escolar possa cumprir sua função não apenas como um espaço de aprendizado acadêmico, mas também como um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral dos alunos. Para atingir esses objetivos, o projeto foi estruturado com base em discussões com profissionais da arquitetura, estudos dos locais selecionados para intervenção e análises de normas técnicas. O desenvolvimento envolveu o uso de ferramentas como AutoCAD e SketchUp para elaboração dos projetos, além de um levantamento fotográfico das áreas. Assim, este trabalho visa contribuir para a criação de um espaço escolar mais funcional, acolhedor e sustentável, promovendo uma experiência escolar enriquecedora e confortável.
ETEC Philadelpho Gouvêa Netto, located in São José do Rio Preto, is an institution that serves the majority of its students in full-time schedules, which results in a constant flow of students in the common areas of the school. It is observed that these spaces, essential for rest and socialization during breaks, lack adequate infrastructure, causing students to use improvised locations, such as stair steps and ramps, or even go to the nearby municipal airport towards the end of the day. This scenario highlights the importance of revitalizing these environments, creating more welcoming areas that meet the students' needs. The proposal for this final project arises from the need to provide an environment that contributes to the physical, social, and emotional well-being of students, valuing the school experience as a whole. Aiming to improve the quality of the interaction spaces, the project seeks solutions that consider economic feasibility, comfort, integration, and respect for local accessibility and environmental protection regulations. In this way, the school environment should fulfill its role not only as a space for academic learning but also as a setting that fosters the overall development of students. To achieve these goals, the project was structured based on discussions with architecture professionals, studies of the selected intervention areas, and analysis of technical standards. The development involved the use of tools such as AutoCAD and SketchUp for designing the projects, as well as a photographic survey of the areas. Thus, this work aims to contribute to the creation of a more functional, welcoming, and sustainable school space, promoting an enriching and comfortable school experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36409
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