Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSARTOR, Ricardo José-
dc.contributor.authorFREITAS, Luiz Fernando Morais de-
dc.contributor.otherLIMA, Patrícia Cristina de Lima-
dc.contributor.otherTAGUCHI, Renato Leandro-
dc.date.accessioned2025-10-02T17:35:39Z-
dc.date.available2025-10-02T17:35:39Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationFREITAS, Luiz Fernando Moraes. Marketing no futebol: o caso de gestão e valorização da marca santos futebol clube, 2024. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Marketing) Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36231-
dc.description.abstractO futebol é mais do que apenas um esporte no Brasil, é um modo de vida que junta a nação e define a sua identidade. Os clubes de futebol são mais do que apenas times, eles são o amor e da lealdade dos fãs. Quando as marcas exploram o vínculo emocional entre torcedores, elas podem criar uma forte conexão forte que faz as pessoas se sentirem orgulhosas e entusiasmadas em apoiá-las. O objetivo deste trabalho é entender e identificar a importância da estratégia de marketing na administração de um clube esportivo. Para tanto foi realizado um estudo sobre o Santos Futebol Clube que é um dos principais clubes brasileiros, suas estratégias bem-sucedidas, seu símbolo e tudo que está ligado a ele em uma marca forte. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos da imprensa especializada. Há muitas maneiras de os clubes esportivos gerarem receita, seja pela venda de cotas de patrocínio, seja com a comercialização do passe de atletas ou mesmo pelo licenciamento da marca para venda de produtos. Tais caminhos são algumas possibilidades que podem ser exploradas pelos times para gerarem uma relação mais estreita com os torcedores/clientes.pt_BR
dc.description.abstractSoccer is more than just a sport in Brazil; it is a way of life that unites the nation and defines its identity. Soccer clubs are more than just teams; they are the love and loyalty of their fans. When brands tap into the emotional bond between fans, they can create a strong connection that makes people feel proud and excited to support them. The objective of this study is to understand and identify the importance of marketing strategy in the management of a sports club. To this end, a study was conducted on Santos Futebol Clube, one of the main Brazilian soccer clubs, its successful strategies, its symbol and everything that is linked to it in a strong brand. The study was based on bibliographic research based on books and articles from the specialized press. There are many ways for sports clubs to generate revenue, whether by selling sponsorship quotas, by marketing athlete passes or even by licensing the brand to sell products. These paths are some possibilities that can be explored by teams to generate a closer relationship with fans/customers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher173pt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing no futebol: o caso de gestão e valorização da marca santos futebol clubept_BR
dc.title.alternativeMarketing in football: the case of management and enhancement of the Santos brand Futebol Clubept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG MKT - Luiz Fernando Moraes de Freitas.pdf796.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.