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Title: Clima organizacional: o endomarketing como estratégia para o engajamento de colaboradores
Other Titles: Organizational climate: internal marketing as a strategy for employee engagement
Authors: COSTA, Rafaela Cristina
Advisor: FERREIRA, Tânia Augusta
type of document: Monografia
Keywords: Endomarketing;Comunicação interna;Produtividade
Issue Date: 1-Jul-2024
Publisher: 155
Citation: COSTA, Rafaela Cristina. Clima organizacional: o endomarketing como estratégia para o engajamento de colaboradores. Orientador: Tânia Augusta Ferreira. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2024.
Abstract: Esta pesquisa aborda a importância do endomarketing para o engajamento de colaboradores e seu reflexo no clima organizacional. O clima reflete a percepção do colaborador em seu ambiente de trabalho e as estratégias de endomarketing vão ao encontro para manter este ambiente favorável de boas relações e o aumento da produtividade. Para tal, diante das informações obtidas nesta pesquisa, observa-se que, a relevância deste trabalho deu-se, pelo fato de que o engajamento está fortemente atrelado à comunicação, sendo esta um ponto destacado na pesquisa como deficitário e, uma das ferramentas sugeridas como estratégia de endomarketing. Sua importância se dá pelo fato de que é necessário dar clareza ao que se espera do colaborador, também fazer uso dos canais que melhor se adequam a cada público. A partir de então, foi possível atingir o objetivo da pesquisa: fazer uma análise de como o endomarketing pode ser utilizado como estratégia para o aumento de engajamento de colaboradores, por meio da comunicação.
This research addresses the importance of endomarketing for employee engagement and its reflection on the organizational climate. The climate reflects the employee's perception of their work environment and the endomarketing strategies are in line to maintain this favorable environment of good relationships and increased productivity. Therefore, in view of the information obtained in this research, it is observed that the relevance of this work was due to the fact that engagement is strongly linked to communication, which is a point highlighted in the research as deficient and one of the tools suggested as an endomarketing strategy. Its importance is due to the fact that it is necessary to give clarity to what is expected of the employee, also to make use of the channels that best suit each audience. From then on, it was possible to achieve the objective of the research: to make an analysis of how endomarketing can be used as a strategy to increase employee engagement through communication.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36210
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