Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIEIRA, Benedito Flávio-
dc.contributor.authorSOUTO, Daniel Augusto dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Gustavo Henrique Rocha dos-
dc.contributor.authorSANTANA, Luís Felipe de-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Ricardo dos Anjos-
dc.date.accessioned2025-09-09T21:49:38Z-
dc.date.available2025-09-09T21:49:38Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationSOUTO, Daniel Augusto dos Santos. SANTOS, Gustavo Henrique Rocha dos. SANTANA, Luís Felipe de. QUEIROZ, Ricardo dos Anjos. Segurança em inspeção veicular, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes, São Paulo, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35710-
dc.description.abstractO texto apresenta um estudo aprofundado sobre a segurança do trabalho no contexto da inspeção veicular no Brasil. A introdução estabelece o quadro legal, destacando que a inspeção é um procedimento obrigatório previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente para veículos com características alteradas, sinistrados ou de transporte remunerado. Esse serviço é realizado em Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), credenciadas pela SENATRAN e regulamentadas pelo CONTRAN e INMETRO, por inspetores técnicos e engenheiros devidamente registrados em seus conselhos profissionais. A justificativa do estudo expõe os múltiplos riscos a que os inspetores estão sujeitos diariamente. Estes perigos são de natureza ergonômica, como o esforço para retirar estepes pesados ou a necessidade de se arrastar sob os veículos para verificar cilindros de GNV e números de chassi, causando problemas posturais. Há também riscos de acidentes graves, como queimaduras por contato com motores quentes, lesões por explosões de sistemas de arrefecimento, atropelamentos por veículos de grande porte com pontos cegos, e quedas durante testes de motocicletas. Além disso, o maquinário da linha de inspeção, como o frenômetro (rolos rotativos), apresenta risco de esmagamento de membros, e os fossos de inspeção, risco de quedas. O texto aponta falhas sistêmicas, como a ausência de sinalização de segurança, falta de treinamento e fornecimento inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Diante dessa problemática, o objetivo central do trabalho é propor a implementação de um plano de segurança abrangente em uma ITL. Os objetivos específicos incluem realizar um levantamento detalhado de riscos, sugerir a adoção de equipamentos ergonômicos (como carrinhos de mecânico), instalar sinalização adequada e barreiras de proteção (EPCs), e executar treinamentos sobre o uso correto e a conservação dos EPIs. A metodologia proposta é um estudo de campo, combinando observação direta, entrevistas com funcionários e a aplicação direta das Normas Regulamentadoras (NR- 06, NR-12 e NR-17) para fundamentar as melhorias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Segurança do Trabalhopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectInspeção veicularpt_BR
dc.subjectSegurança veicularpt_BR
dc.subject.otherSegurançapt_BR
dc.titleSegurança em inspeção veicularpt_BR
dc.title.alternativeVehicle inspection safetypt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
seg_2025_1_daniel_inspeçãoveicular.pdf
  Restricted Access
1.36 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.