Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35679
Title: | Finanças pessoais: planejamento financeiro pessoal |
Other Titles: | Personal Finance: Personal Financial Planning |
Authors: | SILVA, Ester Queiroz Barbosa |
Advisor: | ABRÃO JUNIOR, Ali Antônio |
Other contributor: | LUCCA, Amanda Fratea de REGO, Ricardo Henrique Trovão |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Controle financeiro;Renda (teoria econômica);Educação financeira |
Issue Date: | 1-Jul-2024 |
Publisher: | 155 |
Citation: | SILVA, Ester Queiroz Barbosa da. Finanças pessoais: planejamento financeiro pessoal. Orientador: Ali Antônio Abrão Junior. 2024. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2024. |
Abstract: | Planejamento é um meio para se programar, alcançar objetivos e evitar ocorrências futuras desagradáveis. O planejamento financeiro é uma parte essencial para uma boa administração de sua renda, e o alcance do cumprimento das metas e objetivos de vida, sem gastar mais do que se ganha, e não entrar em uma rotatividade de endividamento. Ele traz uma vida equilibrada de diversas maneiras, como emocionais, mentais e principalmente financeira, pois dinheiro em sua ausência é um grande problema para as pessoas, pois sem ele é complicado ter uma vida estável. O presente trabalho busca apresentar o planejamento financeiro dos estudantes da Fatec Itaquaquecetuba, por meio dos resultados da aplicação do questionário foi possível responder: o problema de pesquisa que é Qual é o método utilizado pelos alunos da Fatec Itaquaquecetuba para realizar o seu planejamento financeiro?; O objetivo geral que é descrever o método utilizado pelos alunos da Fatec Itaquaquecetuba para fazer planejamento financeiro pessoal; e os objetivos específicos que são analisar a frequência em que os alunos planejam a sua vida financeira, distinguir qual membro da família que realiza esse método de planejamento financeiro, relacionar os principais gastos dentro de uma casa. Os resultados apontam que em suma, os alunos relatam que seu método mais usual é o caderno de anotações, sua frequência na realização do planejamento é mensalmente, os próprios alunos fazem o planejamento da sua casa e os seus gastos estão atribuídos a contas variáveis. Planning is a means to plan yourself, achieve goals, and avoid unpleasant future occurrences. Financial planning is an essential part of managing your income well, and achieving life goals and objectives, without spending more than you earn, and not getting into debt turnover. It brings a balanced life in many ways, such as emotional, mental and especially financial, because money in its absence is a big problem for people, because without it is complicated to have a stable life. The present work seeks to present the financial planning of the students of Fatec Itaquaquecetuba, through the results of the application of the questionnaire it was possible to answer: the research problem that is What is the method used by the students of Fatec Itaquaquecetuba to carry out their financial planning?; The general objective is to describe the method used by Fatec Itaquaquecetuba students to do personal financial planning; and the specific objectives which are to analyze the frequency in which students plan their financial life, distinguish which family member performs this method of financial planning, list the main expenses within a household. The results indicate that, in short, the students report that their most usual method is the notebook, their frequency in carrying out the planning is monthly, the students themselves do the planning of their house and their expenses are attributed to variable accounts. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35679 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaocomercial_2024_1_esterqueirozbarbosadasilva_finacaspessoais_planejamentofinanceiropessoal.pdf Restricted Access | 436.63 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.