Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBORGES, Grace Anne Pontes-
dc.contributor.authorSILVA, Luan Alexandre Lima da-
dc.date.accessioned2025-09-04T17:09:02Z-
dc.date.available2025-09-04T17:09:02Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Luan Alexandre Lima da. O impacto da inteligência artificial no ensino superior: a utilização do ChatGPT na aprendizagem autodidata, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35547-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema principal o impacto da inteligência artificial, com ênfase no ChatGPT, na aprendizagem autodidata e no ensino superior. A pesquisa investiga como essa tecnologia tem sido integrada no cotidiano acadêmico de estudantes da FATEC-SP, explorando tanto suas potencialidades quanto seus riscos. A metodologia adotada combinou uma revisão bibliográfica ampla com a aplicação de um questionário estruturado, respondido por 92 discentes. Os resultados indicam que o ChatGPT é amplamente utilizado como ferramenta de apoio nos estudos, promovendo autonomia, agilidade no acesso à informação, organização de ideias e estímulo ao pensamento crítico, sobretudo entre alunos das áreas de exatas. No entanto, também foram observados riscos importantes, como dependência excessiva da tecnologia, plágio, enfraquecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes e superficialidade na aprendizagem. As conclusões do estudo reforçam que o uso ético, crítico e mediado pedagogicamente do ChatGPT pode ampliar os horizontes do ensino-aprendizagem, desde que acompanhado de políticas educacionais que promovam a integridade acadêmica e o desenvolvimento das competências interpessoais. O trabalho também destaca a necessidade de os professores se adaptarem às novas tecnologias e desenvolverem habilidades específicas para conduzir esse processo de forma ética e eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on the impact of artificial intelligence, particularly ChatGPT, on self-directed learning and higher education. It examines how this technology has been integrated into the academic routine of students at FATEC-SP, highlighting its benefits and potential drawbacks. The methodology combined an extensive literature review with a structured questionnaire answered by 92 students. The findings reveal that ChatGPT is widely used as a learning aid, fostering autonomy, quick access to information, idea organization, and critical thinking, especially among students in technical fields. However, significant risks were also identified, including excessive dependency, plagiarism, weakening of interpersonal relationships between students and teachers, and shallow learning. The study concludes that ethical, critical, and pedagogically guided use of ChatGPT can enhance educational practices, provided it is supported by institutional policies that uphold academic integrity and encourage the development of interpersonal skills. It also emphasizes the importance of teacher training and adaptation to new technologies to ensure responsible and effective use.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleO impacto da inteligência artificial no ensino superior: a utilização do ChatGPT na aprendizagem autodidatapt_BR
dc.title.alternativeThe impact of artificial intelligence on higher education: the use of ChatGPT in self-paced learningpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.