Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMYCZKOWSKI, Maria Helena Bernardo-
dc.contributor.authorROCHA, Camila Vaz-
dc.contributor.authorMARDEGAM, Helen-
dc.contributor.otherFISCHER, Luciana-
dc.contributor.otherVITTI, Sylvia Cristina de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-09-03T00:36:48Z-
dc.date.available2025-09-03T00:36:48Z-
dc.date.issued2015-06-22-
dc.identifier.citationROCHA, Camila Vaz; MARDEGAM, Helen. A sustentabilidade ambiental como estratégia competitiva em uma academia de ginástica - estudo de caso único: Academia Ecofit. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35475-
dc.description.abstractEsse trabalho foi elaborado com ênfase na sustentabilidade como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, com base em uma análise de um caso único sobre a academia Ecofit localizada na cidade de São Paulo. Em 2005 a academia iniciou suas atividades tornando-se a primeira academia ecológica do Brasil. Devido a essa diferenciação buscou-se avaliar a visão do proprietário e dos alunos a partir desse conceito. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os motivos da escolha da academia, o comprometimento dos alunos com a questão ambiental dentro da academia e de modo geral. Já o objetivo da entrevista foi de conhecer o que os motivou a aplicar essa ideia e a relação de custo e benefício econômico, social e ambiental. A metodologia utilizada constituiu como instrumentos de análise com a aplicação de questionários estruturados com perguntas fechadas e uma entrevista áudio gravada com perguntas elaboradas. Houve a utilização de pesquisas em fontes secundárias, com leitura e seleção de dados pertinentes ao tema escolhido. Foi realizada uma visita para conhecer e obter dados necessários para realizar uma análise documental para complementar este estudo. O trabalho foi organizado com base nos estudos sobre a sustentabilidade, marketing “verde”, normas e certificações da ISO, lucro versus consciência ambiental, estratégias de fidelização dos clientes, perfil do consumidor, atividade física aliada à saúde, segmento das academias no país, apresentação da empresa e análise dos resultados. Com base nas pesquisas em fontes secundárias e na realização da pesquisa de campo tanto com os entrevistados como com os alunos, foi possível identificar que esse conceito é um diferencial no ramo de atividade física sendo considerado uma estratégia diante dos seus concorrentes e que apesar das pessoas possuírem consciência perante o meio ambiente elas não colocam em prática.pt_BR
dc.description.abstractThis work has been developed with an emphasis on sustainability as a competitive advantage compared to its competitors, based on an analysis of a single case on the academy Ecofit located in the city of São Paulo. Em 2005 the academy started its activities by becoming the first ecological academy in Brazil, due to this differentiation we attempted to evaluate the vision of the owner and of the students from this concept. The objective of this research was to analyze the reasons for the choice of the academy, the student engagement with the environmental issue within the academy and in general. The purpose of the interview was to find out what motivated them to apply this idea and the cost-benefit economic, social and environmental. The methodology used was as instruments of analysis with the application of structured questionnaires with closed-ended questions and an interview recorded audio with questions prepared. There was the use of research in secondary sources, with reading and selection of data relevant to the theme. There was a visit to learn about and obtain data needed to perform a documentary analysis to complement this study. The work was organized on the basis of studies on sustainability, marketing "green", standards and certifications of ISO, profit versus environmental awareness, strategies for customer loyalty, customer profile, physical activity combined with health, segment of the academies in the country, company presentation and analysis of results. On the basis of research in secondary sources and in the conduct of field research with both the interviewees as with students, it is possible to identify that this concept is a differential in the branch of physical activity being considered a strategy before their competitors and that although the people have awareness before the environment they put in practice.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA sustentabilidade ambiental como estratégia competitiva em uma academia de ginástica - estudo de caso único: Academia Ecofitpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental sustainability as a competitive strategy in a gym - single case study: Ecofit Gympt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2015_1_camila_rocha_sustentabilidade_ambiental_com_estrategia_competitiva_em_academia.pdf
  Restricted Access
1.85 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.