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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35340
Title: | Impactos da falta de treinamento em comunicação no setor público: o caso de um hospital no interior de São Paulo |
Other Titles: | Impacts of the lack of communication training in the public sector: the case of a hospital in the interior of São Paulo |
Authors: | SILVA, Gilvânia Beltrão da AGUIAR, Leandro Conceição |
Advisor: | RODRIGUES, Lilian Segnini |
Other contributor: | MORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez OLIVEIRA, Ariadne Teixeira de |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inclusão social;Pessoas com deficiência;Acessibilidade ao meio físico;Servidor público |
Issue Date: | Jun-2025 |
Publisher: | 269 |
Citation: | SILVA, Gilvânia Beltrão da. Impactos da falta de treinamento em comunicação no setor público: o caso de um hospital no interior de São Paulo, 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). Fatec São Carlos, São Carlos, 2025. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar a inclusão de servidores com deficiência
em universidades públicas federais distribuídas nas cinco regiões do país. Embora a
presença desses profissionais tenha se ampliado nos últimos anos, o ingresso formal não
garante, por si só, uma inclusão efetiva. Para isso, esta pesquisa utiliza como fonte
primária informações coletadas diretamente das universidades que compõem o objeto
desta pesquisa através da Plataforma Fala.BR, ferramenta oficial da Controladoria-Geral
da União. No geral, os resultados apontam para um quadro heterogêneo, com progressos
importantes, mas também com lacunas significativas, sobretudo no monitoramento das
políticas e na promoção de lideranças inclusivas. Conclui-se que é imprescindível que as
universidades adotem estratégias integradas, com recursos adequados e processos
contínuos de avaliação, para assegurar a plena inclusão e participação dos servidores com
deficiência em todas as esferas institucionais. This article aims to analyze the inclusion of persons with disabilities employed as public servants in federal universities across the five regions of Brazil. Although the presence of these professionals has increased in recent years, formal entry alone does not guarantee effective inclusion. To address this issue, this research draws primarily on information obtained directly from the universities studied, through the Fala.BR Platform, the official tool of Brazil’s Office of the Comptroller General. Overall, the results reveal a heterogeneous landscape, with significant progress in some areas, but also notable gaps, especially regarding policy monitoring and the promotion of inclusive leadership. The study concludes that it is essential for universities to adopt integrated strategies, ensure adequate resources, and implement continuous evaluation processes to promote full inclusion and participation of employees with disabilities in all institutional spheres. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35340 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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