Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFISCHER, Luciana-
dc.contributor.authorLUCENA, Jéssica Paulino-
dc.contributor.otherFORMAGGIO, Filomena Maria-
dc.contributor.otherPACANO, Fábio Augusto-
dc.date.accessioned2025-08-19T19:05:20Z-
dc.date.available2025-08-19T19:05:20Z-
dc.date.issued2014-11-24-
dc.identifier.citationLUCENA, Jéssica Paulino. Aplicação do marketing de relacionamento em lojas de departamento: análise das empresas C&A, lojas Renner e lojas Riachuelo. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34980-
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso tem como tema a aplicação do marketing de relacionamento em lojas de departamento e suas estratégias para atrair e reter clientes. Para tal, é realizada primeiramente uma definição do varejo, do marketing de relacionamento e de suas principais ferramentas. Após, é apresentado um histórico das três principais lojas de departamento no Brasil: C&A, Lojas Renner e Lojas Riachuelo. O objeto de estudo foi analisar as ferramentas que as marcas utilizam de relacionamento com seu público. Observou-se também, que são utilizadas as redes sociais como: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outras, além dos Blogs, para manter seus clientes e seguidores informados das novidades semanais que chegam nas lojas. Além disso, as referidas empresas fazem uso de algumas ferramentas tais como: mala direta e cartão fidelidade. A principal conclusão a que se chegou após toda a análise foi que, embora as marcas utilizem diversas formas de atrair clientes para as suas lojas, a principal ferramenta utilizada por eles é o crédito através dos cartõesque são fornecidos. Com o cartão, além da facilidade no pagamento, o cliente pode efetuar suas compras sem se preocupar em usar o limite do cartão fornecido pelos bancos. Dessa forma, os consumidores poderão ter acesso a peças de vestuário no que tange a tendência da moda, com um custo inferior ao das grifes internacionais e com a vantagem de ter facilidade no pagamento em médio prazo.pt_BR
dc.description.abstractThis work of course completion has as its theme the application of relationship marketing in department and their strategies to attract and retain customers stores.For this, it is first held a definition of retail, and the relationship of its main marketing tools. Following is presented a history of the three major department stores in Brazil: C&A, Lojas Renner and Lojas Riachuelo. The object of the study was to analyze the tools that brands utilize rapport with your audience. It was also observed that social networks are used as: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, among others, in addition to Blogs, to keep your customers and followers informed of weekly news arriving in stores. In addition, these companies make use of some tools such as direct mail and loyalty card. The main conclusion was reached after all the analysis, was that although brands use various ways to attract customers to their stores, the main tool used by them is through credit cards that are provided. With the card, plus the ease in payment, the customer can make purchases without worrying about using the card limit provided by banks. This way, consumers can have access to garments regarding the fashion trend, with a lower cost of international brands and with the advantage of ease of payment in the medium term.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleAplicação do marketing de relacionamento em lojas de departamento: análise das empresas C&A, lojas Renner e lojas Riachuelopt_BR
dc.title.alternativeApplication of relationship marketing in department stores: analysis of C&A, Renner stores, and Riachuelo storespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2014_2_jessica_lucena_aplicacao_do_marketing_de_relacionamento_em_lojas.pdf
  Restricted Access
2.55 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.