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dc.contributor.advisorLOPES, Tatiana Schmitz de Almeida-
dc.contributor.authorDUARTE, Ana Beatriz Guimarães-
dc.contributor.authorALMEIDA, Rafaela Vilas Boas de-
dc.contributor.otherLOPES, Tatiana Schmitz de Almeida-
dc.contributor.otherFERREIRA, Alessandro José Padin-
dc.contributor.otherMARCONDES, Nilton Rogério-
dc.date.accessioned2025-08-19T17:54:07Z-
dc.date.available2025-08-19T17:54:07Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Beatriz Guimarães; ALMEIDA, Rafaela Vilas Boas de. A adesão do eletronic bill of lading (EBL) pelos armadores no mercado brasileiro e seus impactos no transporte marítimo, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34958-
dc.description.abstractEste artigo examina a transição realizada pelos armadores do Conhecimento de Embarque tradicional (BL) para uma versão eletrônica, chamada Conhecimento de Embarque Eletrônico (EBL). O conhecimento de embarque é um documento essencial para a liberação da mercadoria, comprovando a propriedade e servindo como um título de crédito no transporte marítimo. No entanto, as versões em papel colocam sérios desafios em termos de custo, tempo e sustentabilidade ambiental. O EBL está a emergir como uma solução promissora para aliviar estes obstáculos. Ao eliminar a necessidade de documentos em papel, o EBL alinha-se aos princípios da sustentabilidade ambiental, também agiliza os processos de documentação e transação, impulsionando a eficiência operacional e reduzindo as emissões de carbono relacionadas ao transporte. É utilizado para aumentar a transparência e rastreabilidade das atividades comerciais e promover práticas mais éticas e responsáveis. Além disso, ao facilitar o acesso rápido e seguro à informação, fortalece a confiança entre as partes envolvidas no comércio internacional e reduz o risco de fraude e extravio. Este artigo argumenta, portanto, que o EBL desempenha um papel importante na promoção da sustentabilidade e eficiência logística. A expansão da sua utilização não só moderniza os processos empresariais, mas também promove mudanças positivas no comércio global, apoiando os princípios ambientais, sociais e governamentais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This article examines the transition made by carriers from traditional Bill of Lading (BL) to an electronic version, called the Electronic Bill of Lading (EBL). The Bill of Lading is an essential document for the release of goods, proving ownership and serving as a negotiable instrument in maritime transport. However, paper versions pose serious challenges in terms of cost, time, and environmental sustainability. The EBL is emerging as a promising solution to address these challenges. By eliminating the need for paper documents, the EBL aligns with environmental sustainability principles, streamlines documentation and transaction processes, boosts operational efficiency, and reduces carbon emissions associated with transportation. It is used to increase transparency and traceability in business activities, promoting more ethical and responsible practices. Furthermore, by facilitating quick and secure access to information, it strengthens trust among parties involved in international trade and reduces the risk of fraud and loss. Therefore, this article argues that the EBL plays a significant role in promoting sustainability and logistical efficiency. Its expanded use not only modernizes business processes but also fosters positive changes in global trade, supporting environmental, social, and governance principles.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Comércio Exteriorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher129pt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectDocumentos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA adesão do eletronic bill of lading (EBL) pelos armadores no mercado brasileiro e seus impactos no transporte marítimo.pt_BR
dc.title.alternativeAdoption to the Electronic Bill of Lading (EBL) by carriers in the Brazilian market and its impacts in maritime transport.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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