Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVALES, Juliana Ferreira de-
dc.contributor.authorLUIZ, Carlos Pereira-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Ellen dos Santos-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Filipe de Jesus Alves-
dc.contributor.otherVALES, Juliana Ferreira de-
dc.contributor.otherBRITO, Silvano Lack-
dc.contributor.otherSOUSA, Claudio Adão Alves de-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:31:05Z-
dc.date.available2025-08-18T17:31:05Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.citationLUIZ, Carlos Pereira; RIBEIRO, Ellen dos Santos; NOGUEIRA, Filipe de Jesus Alves. O rodízio de veículos na cidade de São Paulo e seu impacto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34902-
dc.description.abstractEste estudo examina o programa de restrição veicular em vigor em São Paulo, criado com o propósito de aliviar o tráfego intenso e aprimorar o ar que respiramos. A análise pondera como o rodízio impacta o movimento na cidade, a limpeza do ar e o dia a dia das pessoas. Com base em informações obtidas de órgãos oficiais e exemplos práticos, notamos que o rodízio realmente ajuda a tirar carros das ruas em certos dias, o que leva a menos poluição e um trânsito mais livre. Contudo, também são considerados os problemas, como o quanto pesa no bolso de quem dirige e das empresas, além da importância de outras ações para que o rodízio funcione ainda melhor. A conclusão é que, apesar de ser útil rapidamente, o rodízio só trará resultados duradouros se vier acompanhado de mais opções de transporte e melhorias nas vias da cidade. Desta forma, o estudo ressalta a necessidade de planos completos para que São Paulo tenha um transporte mais amigo do meio ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines the vehicle restriction program in force in São Paulo, created with the purpose of alleviating intense traffic and improving the air we breathe. The analysis considers how the rotation impacts movement in the city, air cleaning and people's daily lives. Based on information obtained from official bodies and practical examples, we noticed that car rotation really helps to take cars off the streets on certain days, which leads to less pollution and freer traffic. However, problems are also considered, such as how much it weighs on the pockets of those who manage and companies, in addition to the importance of other actions to make the rotation work even better. The conclusion is that, despite being useful quickly, the rotation will only bring lasting results if it is accompanied by more transport options and improvements to the city's roads. In this way, the study highlights the need for complete plans so that São Paulo has more environmentally friendly transport.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher211pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO rodízio de veículos na cidade de São Paulo e seu impactopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnico_em_logistica_2025_1_carlos_pereira_o_rodizio_de_veiculos_na_cidade_de_sao_paulo.pdf
  Restricted Access
569.49 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.