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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34784
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | AGUIAR, Jessica Benazzi de | - |
dc.contributor.author | SILVA, James Bredy da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria do Socorro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Merian Santos da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitória Ivanize da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T21:36:07Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T21:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, James Bredy da. SILVA, Maria do Socorro. SILVA, Merian Santos da. SILVA, Vitória Ivanize da. Método BLW - introdução alimentar na primeira infância, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Cidade Tiradentes, São Paulo, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34784 | - |
dc.description.abstract | A introdução alimentar na primeira infância é um processo fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, influenciando diretamente seus hábitos e preferências alimentares ao longo da vida. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar e comparar os efeitos do método Baby-Led Weaning (BLW) em relação ao método tradicional de introdução alimentar, considerando aspectos como aceitação de alimentos, autonomia da criança e dinâmica familiar nas refeições. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com base em revisão sistemática da literatura científica e uma atividade prática em laboratório, na qual foram testados cortes adequados de alimentos segundo as diretrizes do BLW. O BLW se diferencia por permitir que o bebê, a partir dos seis meses, explore pedaços de alimentos com as próprias mãos, promovendo autonomia, coordenação motora e interação com os alimentos de forma mais sensorial. A prática demonstrou que a correta preparação dos alimentos é essencial para garantir a segurança alimentar, especialmente em relação à textura e ao tamanho dos pedaços. Os resultados apontaram que o BLW favorece a aceitação de diferentes alimentos, fortalece vínculos afetivos durante as refeições e estimula o autoconhecimento alimentar. Por outro lado, o método tradicional oferece maior controle sobre a ingestão nutricional, o que pode ser relevante em situações de seletividade alimentar ou risco de carência de nutrientes. A pesquisa também evidenciou que, embora o risco de engasgo seja uma preocupação comum, ele não é mais frequente no BLW quando há orientação profissional adequada e preparo correto dos alimentos. Conclui-se que o BLW representa uma alternativa eficaz e segura, desde que os cuidadores estejam informados e preparados para aplicá-lo com responsabilidade. O estudo reforça a importância da atuação de profissionais de saúde na orientação das famílias e destaca a necessidade de mais pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre os efeitos nutricionais e comportamentais a longo prazo. Este trabalho visa não apenas informar, mas instigar uma reflexão crítica sobre os métodos de introdução alimentar, contribuindo para escolhas mais conscientes e respeitosas com o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Nutrição e Dietética | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 199 | pt_BR |
dc.subject | Alimentação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desmame | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | Método BLW: introdução alimentar na primeira infância | pt_BR |
dc.title.alternative | BLW method: introducing food in early childhood | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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