Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJOCA, Jhonny Frank Sousa-
dc.contributor.authorALMEIDA, Sabrina Vieira de-
dc.date.accessioned2025-07-31T22:24:11Z-
dc.date.available2025-07-31T22:24:11Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Sabrina Vieira de. Os saberes em ação de professores na escola básica promovendo a aproximação entre alunos e conhecimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Etec Júlio de Mesquita, Santo André, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34529-
dc.description.abstractO modo como professores interagem com seus alunos em suas práticas cotidianas, de forma intencional ou não, pode influenciar na aproximação ou no afastamento dos alunos em relação ao conhecimento e afetar os resultados da aprendizagem. Quando os professores interagem com os alunos, eles colocam seus saberes em ação. Esse artigo tem como objetivo geral compreender a relação entre os saberes mobilizados pelos professores nas interações com os alunos e como isso afeta a relação dos alunos com o conhecimento. Para tal, a pesquisa de Iniciação Científica, coletou e analisou narrativas de alunos e professores em uma instituição escolar de Educação Básica, em Santo André (SP), a partir das inquietações de uma aluna do Ensino Médio. Como resultado, demonstrou-se que o campo do “saber-ser" relacionado à afetividade, e o “saber-fazer”, refletido nas metodologias de ensino dos professores, são aspectos apreciados pelos alunos e que, de alguma forma os fazem se aproximar mais do conhecimento. Inferimos que a tomada de consciência desses resultados poderá contribuir com a otimização das interações entre os sujeitos e na obtenção de resultados mais satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The way teachers interact with their students in their daily practices, whether intentionally or not, can influence students' approach or distance from knowledge and affect learning results. When teachers interact with students, they put their knowledge into action. This article's general objective is to understand the relationship between the knowledge mobilized by teachers in interactions with students and how this affects students' relationship with knowledge. To this end, the Scientific Initiation research collected and analyzed narratives from students and teachers at a Basic Education school institution, in Santo André (SP), based on the concerns of a high school student. As a result, it was demonstrated that the field of “knowing how to be” related to affectivity, and “knowing how to do”, reflected in teachers' teaching methodologies, are aspects appreciated by students and that, in some way, make them get closer to knowledge. We infer that becoming aware of these results can contribute to the optimization of interactions between subjects and in obtaining more satisfactory results in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Químicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher014pt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelaçõespt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleOs saberes em ação de professores na escola básica promovendo a aproximação entre alunos e conhecimentopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.