Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34462
Título: A educação corporativa no Brasil: reflexões conceituais
Título(s) alternativo(s): Corporate education in Brazil: conceptual reflections
Autor(es): ALMEIDA, Thiago Felipe de
Orientador(es): FISCHER, Luciana
Outro(s) contribuidor(es): FORMAGGIO, Filomena Maria
SILVA, Ivan Menerval da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação Corporativa;UNIVERSIDADE CORPORATIVA;Qualificação profissional
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: 175
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Thiago Felipe de. A educação corporativa no Brasil: reflexões conceituais. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2016.
Resumo: Como decorrência das constantes mudanças ocorridas no mercado global, bem como o acirramento da competitividade, surge para as organizações a necessidade de manutenção de seu posicionamento estratégico; seja por meio da inovação, da aprendizagem, da diversificação ou de outros fatores. Diante desse cenário, a valorização do conhecimento humano aplicado aos processos produtivos tem sido um dos focos das organizações, sendo a Educação Corporativa um dos meios para o desenvolvimento e integração social dos empregados, por meio do aprimoramento de suas habilidades, especialmente sob as perspectivas técnica, social e moral, além da formação de cidadãos críticos e conscientes. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é realizar uma reflexão acerca da Educação Corporativa para o cenário empresarial brasileiro por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde serão apresentados aspectos históricos e conceituais acerca do tema da pesquisa, além de uma reflexão da aplicabilidade em empresas no cenário nacional. Com o desenvolvimento deste trabalho pode-se dizer que as ações em Educação Corporativa contribuem com os níveis profissional e organizacional, por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, visão de longo prazo, soluções para o negócio e para um público específico, além de impactar positivamente a sociedade por meio do que é transmitido aos indivíduos participantes dos programas em questão.
As a result of constant changes in the global market, as well as the intensification of competitiveness, there is a need to maintain their strategic positioning; Whether through innovation, learning, diversification or other factors. By this scenario, the value knowledge applied to productive processes has been one of the main focuses of the organizations, with Corporate Education as one of the means to development and social integration of employees, through the improvement of their skills, especially from the perspectives technical, social and moral perspectives, as well as the formation of critical and conscious citizens. In this sense, the objective of this study is to reflect about Corporate Education for the Brazilian business scenario based on a bibliographic research, in which historical aspects and concepts about the topic will be presented, as well as a reflexion concerning the applicability in companies in the national scenario. Through the development of this paper, it can be stated that the actions in Corporate Education contribute to professional and organizational levels, by the development of technical and behavioral skills, long-term view, solutions for business and for a specific audience, in addition to positively impacting society since knowledge is transmitted to the individuals participating in the referred program.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34462
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2016_2_thiagofelipedealmeida_aeducacaocorporativanobrasil.pdf
  Restricted Access
2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.