Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34456
Título: Avaliação da prestação de serviços do transporte público coletivo em Piracicaba-SP: estudo de caso na empresa Via Ágil
Título(s) alternativo(s): Evaluation of public transportation services in Piracicaba, São Paulo: a case study of Via Ágil
Autor(es): STENICO, Higor Renan
Orientador(es): FISCHER, Luciana
Outro(s) contribuidor(es): FORMAGGIO, Filomena Maria
PACANO, Fábio Augusto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Transporte público
Data do documento: 28-Nov-2016
Editor: 175
Referência Bibliográfica: STENICO, Higor Renan. Avaliação da prestação de serviços do transporte público coletivo em Piracicaba-SP: estudo de caso na empresa Via Ágil. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2016.
Resumo: Este Trabalho de Graduação é referente à avaliação da prestação de serviços do transporte público coletivo em Piracicaba-SP, com análise voltada para estudar o caso da empresa Via Ágil. Diante disto, o objetivo do estudo consiste em identificar como os clientes avaliam a prestação de serviços do transporte público coletivo em Piracicaba, SP., bem como e levantar o cenário do transporte público brasileiro, e identificar como o órgão público interfere na avaliação dos clientes. Também objetivou-se analisar, através de pesquisa de campo, verificar o índice de satisfação dos usuários do transporte público piracicabano. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com trezentos usuários do transporte público coletivo na cidade de Piracicaba-SP, com abordagem qualitativa e roteiro estruturado. Através dessas entrevistas, puderam ser analisados os dados a respeito de como esses usuários avaliam a prestação do serviço de transporte público coletivo no município e após as entrevistas, o conteúdo foi tabulado e analisado, buscando entender como os usuários avaliaram o transporte. Foi verificado que de modo geral, há muito a ser trabalhado, devendo haver cobrança pelo órgão público e melhorias pela instituição operadora. Porém, foi possível identificar que este trabalho de conclusão cumpriu com seus objetivos e que a população da cidade de Piracicaba-SP avalia a prestação do transporte público coletivo desta cidade como bom e regular, estando os mesmos divididos entre parcialmente satisfeitos e parcialmente insatisfeitos. Interessante notar que os jovens são os principais usuários do transporte coletivo público e que o utilizam para trabalhar, ingressando no mercado de trabalho e iniciando suas carreiras. Assim, havendo melhora na qualidade do transporte, é possível que futuramente estes usuários prossigam utilizando o transporte coletivo urbano, mesmo que tenham um maior poder aquisitivo e condições de adquirir um meio de transporte individual.
This Graduation Work is referred to the evaluation of the service delivery of the collective public transport in Piracicaba-SP, with the analysis focused to study the case of the company Via Agil. Seen it, the objective of this study is to identify how the customers rate the services of the collective public transport in Piracicaba, SP., as well as bring up the scenario of the brazilian public transport, and identify how the public agency interfere in the customers rating. Also is an objective to analyse, through the field search, verify the index of satisfaction of the users of the public transport in Piracicaba. To reach the proposed goals, were accomplished interviews with three hundred users of the public transport in Piracicaba, with approach qualitative and structured script. Through those interviews, it was possible to analyse the data of how this users rate the service delivery of the public transport in the city and after the interviews the content was tabbed and analysed, looking to understand how the users rated the transport. It was verified that, generally, there’s a lot of work to be done, should be complaint for the public agency and improvements for the responsible institution. Although, it was possible to identify that this conclusion work fulfilled with its goals and that the population of the city of Piracicaba-SP rate the service delivery of the public transport as good and regular, being the same ones divided between partially satisfied and partially unsatisfied. It’s interesting to note that the young ones are the main users of the collective public transport and that they use it to work, joining the job market and starting their careers. So, with improvement on the quality of the transport, it’s possible that in the future this users continue using the collective public transport, even if they have greater purchasing power and conditions of purchasing an individual mean of transport.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34456
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2016_2_higorrenanstenico_avaliacaodaprestacaodeservicosdotransportepublicocoletivoempiracicaba.pdf
  Restricted Access
3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.