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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34454
Título: | As oportunidades e os desafios estratégicos de uma produtora de eventos musicais no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | The strategic opportunities and challenges of a music event producer in Brazil |
Autor(es): | OLIVEIRA, Fernando Bruno Freire de |
Orientador(es): | SCUDELER, Valéria Cristina |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Vanessa de Cillos SILVA, Reinaldo Gomes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Gestão de projetos;Empresas organizadoras de eventos;Evento musical |
Data do documento: | 9-Nov-2016 |
Editor: | 175 |
Referência Bibliográfica: | OLIVEIRA, Fernando Bruno Freire de. As oportunidades e os desafios estratégicos de uma produtora de eventos musicais no Brasil. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2016. |
Resumo: | O principal objetivo desta pesquisa é apresentar e refletir os principais desafios e as oportunidades mais usuais que as produtoras de eventos musicais tem aproveitado no novo cenário musical, onde a apresentação ao vivo se tornou a principal fonte de renda de bandas e artistas e existe uma crescente demanda por este tipo de entretenimento. A metodologia do trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em fontes secundárias como livros, artigos científicos e sites especializados. Da estrutura bilionária e consolidada e formadora de cultura, a indústria da música passou por várias transformações acompanhadas pela evolução de seus produtos, chegando à total crise e reinvenção de modelo estrutural pouco depois da virada do milênio. Com o avanço das tecnologias digitais, dos computadores pessoais, a internet e as novas ferramentas de distribuição de mídia desenvolvidas, o formato de comercialização do produto (disco, fita, CD, etc) perdeu força já que os fãs conseguiam encontrar na internet todas as músicas de forma simples e com qualidade. Além disso, os artistas se livraram das chancelas das grandes gravadoras, e podiam pela primeira vez gravar como quisessem, lançando-se por conta própria na internet, em contato nunca antes tão próximo com o público. Com tantos artistas se lançando e o declínio de vendas de música em todos os canais existentes (digitais inclusive), os artistas ao redor do mundo reaprenderam a fazer shows, que se tornaram a principal fonte de renda da maioria dos artistas no mundo. Com a independência das gravadoras e das distribuidoras, já que a internet assumiu este papel de forma mais ampla, o que um artista precisa é atrair público para o seu show e para isso é fundamental a parceria com um produtor de eventos, para criar, divulgar e executar o melhor espetáculo possível. The main objective of this research is to present and to reflect the main challenges and the most common opportunities that producers of musical events have taken advantage of the new music scene, where the live performance has become the main source of income of bands and artists and there is a growing demand for this type of entertainment. The work methodology was based on exploratory bibliographic research of secondary sources such as books, scientific articles and specialized websites. Of billion dollar and consolidated structure and culture maker, the music industry has gone through several transformations accompanied by the evolution of their products, coming to a total crisis and reinvention of structural model shortly after the turn of the millennium. With the advance of digital technologies, personal computers, the internet and new media distribution tools developed, product marketing format (disk, tape, CD, etc.) lost power as the fans could find on the internet all the music with quality. In addition, the artists got rid of the seals of the major labels, and could first write as they pleased, launching on its own on the Internet, contact never before so close to the audience. With so many artists are releasing and music sales decline in all existing channels (including digital), artists around the world relearned to do shows, which have become the main source of income of most artists in the world. With the independence of record labels and distributors, since the internet took over this role more broadly, what an artist needs is to attract audience to your show and it is essential to partner with an event producer, to create, disseminate and execute the best possible performance. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34454 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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