Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34350
Title: Motivação x crise: um estudo de caso de uma empresa de reciclagem de papel em Piracicaba
Other Titles: Motivation vs. crisis: a case study of a paper recycling company in Piracicaba
Authors: COSTA, Daniela Oliveira
FORTI, Débora
Advisor: VIEIRA, Luciana Moreira Martins
Other contributor: TANAAMI, Samuel
MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
type of document: Monografia
Keywords: Motivação do empregado;Administração de recursos humanos;Comportamento organizacional
Issue Date: 21-Jun-2016
Publisher: 175
Citation: COSTA, Daniela Oliveira; FORTI, Débora. Motivação x crise: um estudo de caso de uma empresa de reciclagem de papel em Piracicaba. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2016.
Abstract: Este trabalho procura discutir o conceito de motivação, que compreende a questão de manter os funcionários mais produtivos, foi levado em consideração algumas teorias da administração, de forma a se compreender o tema principal do trabalho. As organizações atuais precisam se preocupar com seus funcionários, sendo que é importante que eles estejam motivados para realizarem suas atividades com comprometimento. Foi realizada assim uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso com uma empresa de reciclagem de papel de Piracicaba. De modo geral, foi analisado que a empresa precisa oferecer estímulos motivacionais para seus empregados. E é muito relevante que todas as organizações estejam atentas ao nível de motivação que seus funcionários apresentam, levando em consideração a crise econômica, as empresas podem usar estímulos não financeiros se não quiserem gastar muitos recursos. Desta forma, Nesse trabalho será respondido a seguinte pergunta: em época de crise é possível motivar os funcionários sem grandes investimentos? Tem-se o objetivo de encontrar formas de criar um ambiente motivador sem grandes investimentos, mostrando a empresa formas de melhorar o clima organizacional e consequentemente ter um produto final com qualidade, conquistar e reter clientes.
This paper discusses the concepts of motivation, including the issue of keeping employees more productive, was taken into account some theories of management, in order to understand the main theme of the work. Today's organizations need to worry about their employees, it is important that they are motivated to perform their activities with compromise. Was made a literature review and a case study with a Piracicaba paper recycling company. In general, it was analyzed that the company needs to provide motivational incentives for their employees. And it is very important that all organizations are alert the level of motivation that employees have, taking into consideration the economic crisis, companies can use non-financial stimuli do not want to spend a lot of resources. In this paper we answer the following question: in times of crisis its possible motivate employees without major investments? Our gold was find ways to create a motivating environment without large investments showing ways of improving the company the organizational climate and therefore have a final product with quality, win and retain customers.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34350
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.