Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Joelson Alves do | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Mônica Tavares da | - |
dc.contributor.author | FERNADES, Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T17:55:55Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T17:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-06 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Mônica Tavares da; FERNADES, Patrícia. Gamificação no ensino superior. 2025. 15f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34130 | - |
dc.description | Artigo publicado em InGeTec- Inovação, Gestão & Tecnologia Julho de 2025, v.4, n.8, p 95-109 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa a gamificação no ensino superior, destacando seus benefícios e desafios. A pesquisa combina revisão sistemática (dez artigos entre 2020 e 2025) e entrevistas com professores. Os resultados mostram eficiência na motivação dos alunos, mas revelam a falta de diretrizes institucionais e desalinhamento com necessidades educacionais. Apontam-se como melhorias necessárias o treinamento docente e investimentos em recursos tecnológicos e pedagógicos. A pesquisa contribui ao identificar barreiras e reforçar a importância da gamificação como ferramenta pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study analyzes gamification in higher education, highlighting its benefits and challenges. The research combines a systematic literature review (ten articles from 2020 to 2025) and interviews with professors. Results show that gamification is effective in motivating students but reveal a lack of institutional guidelines and misalignment with educational needs. Key improvements include teacher training and investments in technological and pedagogical resources. The study contributes by identifying barriers and reinforcing the importance of gamification as an educational tool. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 209 | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Gamificação no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification in higher education | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1. 174-Texto do Artigo-404-1-10-20250606 .pdf | 664.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
4. Anexo-10-Termo-de-autorizacao-para-publicacao-de-Trabalho-de-Graduacao-II.pdf Restricted Access | 193.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.