Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34107
Title: O uso dos aplicativos de treino na rotina e desempenho dos usuários em uma academia de musculação: benefícios, desafios e percepção de um profissional e usuários
Other Titles: The use of training applications in the routine and performance of users in a gym: benefits, challenges and perception of a professional and users
Authors: SOUZA, Pamella Fatima Silva de
SOUZA, Kauane Silva de
SILVA, Nathalia Raisa Santana da
Advisor: RODRIGUES, Mônica Cairrão Rodrigues
type of document: Monografia
Keywords: Tecnologia;Saúde
Issue Date: 10-Jun-2025
Publisher: 209
Citation: SOUZA, Pamella Fatima Silva de; SOUZA, Kauane Silva de; SILVA, Nathalia Raisa Santana da. O uso dos aplicativos de treino na rotina e desempenho dos usuários em iuma academia de musuclação: benefícios, desafios e percepção de um profissional e usuários. 20325. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação) Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso dos aplicativos de treino no desempenho físico dos usuários na rotina de musculação em academias, observando como essas ferramentas contribuem para a performance, organização e experiência do treino. Diferentemente da etapa anterior, este estudo adota uma abordagem mais prática, realizando uma pesquisa de campo em uma academia específica. A investigação foi conduzida por meio da aplicação de um questionário direcionado aos alunos, com o intuito de compreender seus hábitos, percepções e preferências em relação ao uso de aplicativos de treino ou à orientação de um profissional da área. Além disso, foi realizada uma entrevista com uma personal trainer da academia, buscando entender sua visão profissional sobre as vantagens, limitações e o impacto dessas tecnologias no acompanhamento dos alunos. Os resultados apontam que, embora os aplicativos sejam valorizados pela praticidade e acessibilidade, o acompanhamento presencial continua sendo essencial para garantir segurança, motivação e personalização nos treinos. Dessa forma, o estudo visa analisar que os aplicativos de treino e o suporte profissional não se excluem, mas coexistem de forma complementar, reforçando a importância da integração entre tecnologia e acompanhamento humano como um caminho promissor para o futuro das academias.
This research aims to analyze the use of training apps on the physical performance of users in their weight training routines at gyms, observing how these tools contribute to the perfor mance, organization and experience of the workout. Unlike the previous stage, this study adopts a more practical approach, conducting field research at a specific gym. The investi gation was conducted by applying a questionnaire directed to students, with the aim of un derstanding their habits, perceptions and preferences regarding the use of training apps or guidance from a professional in the area. In addition, an interview was conducted with a personal trainer at the gym, seeking to understand her professional view on the advantages, limitations and impact of these technologies on monitoring students. The results indicate that, although the apps are valued for their practicality and accessibility, in-person monitor ing continues to be essential to ensure safety, motivation and personalization in workouts. Thus, the study aims to analyze that training apps and professional support are not mutually exclusive, but coexist in a complementary way, reinforcing the importance of the integration between technology and human monitoring as a promising path for the future of gyms.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34107
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG II PRIMEIRA EDICAO.pdf
  Restricted Access
892.14 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Anexo-10-Termo-de-autorizacao-para-publicacao-de-Trabalho-de-Graduacao-II_%25281%2529_assinado_assinado_assinado_assinado.pdf
  Restricted Access
246.23 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.