Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33959
Title: Desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma de ensino de idiomas utilizando a translinguagem como filosofia e prática educativa
Other Titles: Development of a prototype of a language teaching platform using translanguaging as an educational philosophy and practice
Authors: VIEIRA, Alex Paulo Tadeu
NEVES, Douglas da Silva
Oliveira, Lorena Jade
CARDOSO, Lucas Rodrigues
Advisor: COSTA, Juliana Pellegrinelli Barbosa
type of document: Monografia
Keywords: Plataforma digital;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 10-Jun-2025
Publisher: 209
Citation: VIEIRA, Alex Paulo Tadeu; NEVES, Douglas da Silva; OLIVEIRA, Lorena Jade; CARDOSO, Lucas Rodrigues. Desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma de ensino de idiomas utilizando a translinguagem como filosofia e prática educativa. 2025. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Design de Mídias Digitais)- Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Abstract: Este trabalho de graduação apresenta o desenvolvimento de uma plataforma digital de ensino de idiomas utilizando a translinguagem como filosofia e prática educativa. O tema central do estudo é a utilização da translinguagem para superar as limitações do ensino tradicional de línguas, reconhecendo o repertório linguístico pré-existente dos alunos e criando uma experiência de aprendizado mais inclusiva e decolonial. O objetivo principal foi compreender e exemplificar a translinguagem aplicada ao design de um produto digital educacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa-ação, envolvendo alunos da FATEC Barueri em grupos focais através da fundamentação da análise do discurso, prototipagem e testes de usabilidade. As etapas incluíram levantamento teórico, identificação das dificuldades dos estudantes e desenvolvimento do protótipo. Embora o protótipo inicial tenha sido desenvolvido, destaca-se a necessidade de realização do teste de usabilidade, com o objetivo de validar e aperfeiçoar a plataforma a partir do feedback dos usuários. Para melhor entendimento da translinguagem usamos como referencial teórico Rocha e Megale (2023) e Vogel e García (2017), já no campo de design, os principais autores foram Brown (2020), Krug (2009) e Lowdermilk (2013). Durante a análise do discurso, foi possível identificar que os estudantes manifestam o desejo por uma ferramenta que os apoie no aprendizado de idiomas, sem ignorar seu repertório linguístico, além da importância de utilizar recursos visuais que facilitem a compreensão do idioma a ser estudado. Essa análise permitiu o desenvolvimento do protótipo de baixa fidelidade e, os resultados dos testes de usabilidade, contribuirá para a compreensão sobre como os usuários interagem com o aplicativo, avaliar sua eficácia e investir no desenvolvimento e melhoria da plataforma.
This graduation project presents the development of a digital language learning platform using translanguaging as both philosophy and educational practice. The central theme of the study is the use of translanguaging to overcome the limitations of traditional language teaching, by recognizing students' pre-existing linguistic repertoires and creating a more inclusive and decolonial learning experience. The main objective was to understand and exemplify the application of translanguaging in the design of an educational digital product. The methodology used was qualitative research, with an emphasis on action research, involving FATEC Barueri students in focus groups guided by discourse analysis, prototyping, and usability testing. The stages included a theoretical framework, identification of students' learning difficulties, and prototype development. Although the initial prototype has been developed, usability testing is necessary to validate and improve the platform based on user feedback. To better understand translanguaging, the study used Rocha and Megale (2023) and Vogel and García (2017) as theoretical references, while in the field of design, the main authors were Brown (2020), Krug (2009), and Lowdermilk (2013). Through discourse analysis, it was possible to identify students' desire for a tool that supports their language learning without disregarding their linguistic repertoires, and the importance of using visual resources to facilitate comprehension of the target language. This analysis enabled the development of a low-fidelity prototype, and the results of the usability tests will contribute to understanding how users interact with the app, evaluate its effectiveness, and invest in the development and improvement of the platform.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33959
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESENV~1.PDF718.25 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO-~1.PDF
  Restricted Access
270.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.