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dc.contributor.advisorSILVA, Lilian Marques-
dc.contributor.authorALMEIDA, Jeferson Santana de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Patrick Ramos-
dc.contributor.authorLEITE, Renato-
dc.contributor.authorCARVALHO, Rodrigo Rosa-
dc.date.accessioned2025-07-07T23:48:54Z-
dc.date.available2025-07-07T23:48:54Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jerfeson Santana de; FERREIRA, Patrick Ramos; LEITE, Renato; CARVALHO, Rodrigo Rosa. Estudo sobre a diferença entre o trevo e rotatória para uma sugestão de implantação de uma rotatória na cidade de Osasco/SP. 2025. 37f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Transporte Terrestre)- Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33804-
dc.description.abstractEstudos mostram que a implantação de rotatórias contribui para melhorias na mobilidade urbana, reduzindo o número de acidentes de trânsito, bem como, reduz os custos de manutenção. O objetivo geral este trabalho foi estudar a diferença entre o trevo e rotatória para verificar se deve ter uma faixa de pedestre, ciclofaixa na rotatória. Para tanto, precisou-se entender o que é rotatória; verificar possíveis locais para a implantação de rotatórias; elaborar uma proposta para tal implantação. Para o desenvolvimento desse trabalho adotou se a metodologia observacional, pesquisa aplicada, pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica. Estes estudos mostraram que a implantação da rotatória foi a melhor opção para o local quando comparada a implantação de semáforos.pt_BR
dc.description.abstractStudies show that the implementation of roundabouts contributes to improvements in urban mobility, reducing the number of traffic accidents, as well as reducing maintenance costs. The general objective of this work was to study the difference between a cloverleaf and a roundabout to determine whether there should be a pedestrian crossing or a cycle lane at the roundabout. To do so, it was necessary to understand what a roundabout is; to verify possible locations for the implementation of roundabouts; and to prepare a proposal for such implementation. To develop this work, the observational methodology, applied research, exploratory research, and bibliographic research were adopted. These studies showed that the implementation of the roundabout was the best option for the location when compared to the implementation of traffic lights.-
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestrept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher209pt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSinalização de tráfegopt_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleEstudo sobre a diferença entre o trevo e rotatória para uma sugestão de implantação de uma rotatória na cidade de Osasco/SPpt_BR
dc.title.alternativeStudy on the difference between a cloverleaf and a roundabout for a suggestion of implementing a roundabout in the city of Osasco/SPpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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