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Title: Tarifa zero: um estudo sobre mobilidade sustentável com base no transporte público coletivo rodoviário de Barueri
Other Titles: Zero fare: a study on sustainable mobility based on public road transport in Barueri
Authors: SILVA, Andre Luiz da
ROCHA, Bianca Machado
MUNHOZ, Fabio Vieira
ANJOS, Osvaldino Jose dos
Advisor: SILVA, Lilian Marques
type of document: Monografia
Keywords: Mobilidade urbana;Transporte
Issue Date: Jun-2025
Publisher: 209
Citation: SILVA, Andre Luiz; ROCHA, Bianca Machado; MUNHOZ, Fabio Vieira; ANJOS, Osvaldino Jose dos.Tarifa zero: um estudo sobre mobilidade sustentável com base no transporte público coletivo rodoviário de Barueri.2025. 65f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Transporte Terrestre)- Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi estudar uma possível implantação de tarifa zero no transporte público coletivo rodoviário na cidade de Barueri, localizada no Estado de São Paulo, bem como seus impactos na mobilidade urbana sustentável local. Para tanto, foi necessário entender como se dá a mobilidade urbana local; entender o que é transporte público coletivo; entender a composição da tarifa do transporte público coletivo; estudar a demanda da região de Barueri, entender sobre a gratuidade no transporte público coletivo e suas influências no deslocamento dos cidadãos, na redução do uso de veículos particulares, na diminuição das emissões de dióxido de carbono e na promoção da inclusão social. Foram discutidos aspectos econômicos, sociais e ambientais, além da citação de alguns exemplos de tal implantação em algumas cidades brasileiras. Para o desenvolvimento deste trabalho adotou-se o método estudo de caso, pesquisa aplicada, pesquisa explicativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa de levantamento, pesquisa qualitativa. Observou-se que, embora existam desafios financeiros e logísticos, a tarifa zero pode ser um instrumento importante para fomentar uma mobilidade urbana mais sustentável e equitativa na cidade de Barueri.
The objective of this work was to study the possible implementation of a zero fare system for public road transport in the city of Barueri, located in the state of São Paulo, as well as its impacts on local sustainable urban mobility. To this end, it was necessary to understand how local urban mobility works; understand what public transport is; understand the composition of public transport fares; study the demand in the Barueri region; understand the free public transport and its influence on the movement of citizens, the reduction in the use of private vehicles, the reduction of carbon dioxide emissions and the promotion of social inclusion. Economic, social and environmental aspects were discussed, in addition to citing some examples of such implementation in some Brazilian cities. The following methods were adopted to develop this work: case study, applied research, explanatory research, bibliographical research, survey research and qualitative research. It was observed that, although there are financial and logistical challenges, the zero fare system can be an important instrument to promote more sustainable and equitable urban mobility in the city of Barueri.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33803
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TG 2 - TARIFA ZERO - UMA ANÁLISE DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM BARUERI versao lilian apontamen -Revisado.pdf
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