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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33803
Title: | Tarifa zero: um estudo sobre mobilidade sustentável com base no transporte público coletivo rodoviário de Barueri |
Other Titles: | Zero fare: a study on sustainable mobility based on public road transport in Barueri |
Authors: | SILVA, Andre Luiz da ROCHA, Bianca Machado MUNHOZ, Fabio Vieira ANJOS, Osvaldino Jose dos |
Advisor: | SILVA, Lilian Marques |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Mobilidade urbana;Transporte |
Issue Date: | Jun-2025 |
Publisher: | 209 |
Citation: | SILVA, Andre Luiz; ROCHA, Bianca Machado; MUNHOZ, Fabio Vieira; ANJOS, Osvaldino Jose dos.Tarifa zero: um estudo sobre mobilidade sustentável com base no transporte público coletivo rodoviário de Barueri.2025. 65f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Transporte Terrestre)- Fatec Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, 2025. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi estudar uma possível implantação de tarifa zero no
transporte público coletivo rodoviário na cidade de Barueri, localizada no Estado de
São Paulo, bem como seus impactos na mobilidade urbana sustentável local. Para
tanto, foi necessário entender como se dá a mobilidade urbana local; entender o que
é transporte público coletivo; entender a composição da tarifa do transporte público
coletivo; estudar a demanda da região de Barueri, entender sobre a gratuidade no
transporte público coletivo e suas influências no deslocamento dos cidadãos, na
redução do uso de veículos particulares, na diminuição das emissões de dióxido de
carbono e na promoção da inclusão social. Foram discutidos aspectos econômicos,
sociais e ambientais, além da citação de alguns exemplos de tal implantação em
algumas cidades brasileiras. Para o desenvolvimento deste trabalho adotou-se o
método estudo de caso, pesquisa aplicada, pesquisa explicativa, pesquisa
bibliográfica, pesquisa de levantamento, pesquisa qualitativa. Observou-se que,
embora existam desafios financeiros e logísticos, a tarifa zero pode ser um
instrumento importante para fomentar uma mobilidade urbana mais sustentável e
equitativa na cidade de Barueri. The objective of this work was to study the possible implementation of a zero fare system for public road transport in the city of Barueri, located in the state of São Paulo, as well as its impacts on local sustainable urban mobility. To this end, it was necessary to understand how local urban mobility works; understand what public transport is; understand the composition of public transport fares; study the demand in the Barueri region; understand the free public transport and its influence on the movement of citizens, the reduction in the use of private vehicles, the reduction of carbon dioxide emissions and the promotion of social inclusion. Economic, social and environmental aspects were discussed, in addition to citing some examples of such implementation in some Brazilian cities. The following methods were adopted to develop this work: case study, applied research, explanatory research, bibliographical research, survey research and qualitative research. It was observed that, although there are financial and logistical challenges, the zero fare system can be an important instrument to promote more sustainable and equitable urban mobility in the city of Barueri. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33803 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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