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dc.contributor.advisorFARIA, Nivaldo-
dc.contributor.authorSILVA, Kaique Ivanildo da-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:04:02Z-
dc.date.available2025-07-07T18:04:02Z-
dc.date.issued2024-06-01-
dc.identifier.citationSILVA, Kaique Ivanildo da. Gestão organizacional: um estudo de caso sobre a motivação dos funcionários de uma empresa familiar. Orientador: Nivaldo Faria. 2024. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33778-
dc.description.abstractA motivação é o elemento fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ela exerce um papel relevante no desempenho e na satisfação dos funcionários. Quando a gestão da motivação falha, as consequências são evidentes nos resultados da empresa. Diante disso, surge a pergunta norteadora sobre quais são os principais fatores motivacionais que influenciam a satisfação dos funcionários em empresas familiares. Para responder a essa questão, foi realizado um estudo de caso em uma empresa familiar. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaboradas seleções de diversas referências bibliográficas, incluindo fontes como livros, artigos e páginas eletrônicas, entre outras. Após o levantamento dos materiais para pesquisa, foi desenvolvido um questionário de avaliação do clima organizacional, e foram selecionadas três questões para análise e discussão. A partir das respostas obtidas e das informações compiladas no trabalho, concluiu-se que os principais fatores motivacionais que influenciam a satisfação dos funcionários são a falta de responsabilidade dos funcionários, a sobrecarga e a ausência de reconhecimento. O objetivo geral é identificar como o desempenho motivacional dos colaboradores pode contribuir para a competitividade entre as organizações.pt_BR
dc.description.abstractMotivation is the fundamental element for the success of any company. It plays a relevant role in the performance and satisfaction of employees. When motivation management fails, the consequences are evident in the company's results. In light of this, the guiding question arises about what are the main motivational factors that influence employee satisfaction in family businesses. In order to answer this question, a case study was conducted in a family business. For the research development, selections of several bibliographical references were elaborated, including sources like books, articles, and electronic pages, among others. After gathering the research materials, an organizational climate assessment questionnaire was developed, and three questions were selected for analysis and discussion. Based on the obtained answers and information compiled in the work, it was concluded that the main motivational factors influencing employee satisfaction are lack of employee responsibility, overload, and lack of recognition. The overall objective is to identify how the motivational performance of employees can contribute to competitiveness among organizations.-
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher155pt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectRelaçõespt_BR
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleGestão organizacional: um estudo de caso sobre a motivação dos funcionários de uma empresa familiarpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational management: a case study on employee motivation in a family businesspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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