Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTAMURA, Mario Kenji-
dc.contributor.authorSILVA, Claudio Francisco da-
dc.contributor.authorTOPE, Paulo Henrique-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Michael Henrique de Souza-
dc.contributor.authorFERNANDES, Murillo-
dc.contributor.authorFERNANDES, Ueberson-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:16:28Z-
dc.date.available2025-07-03T13:16:28Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Francisco da; TOPE, Paulo Henrique; MEDEIROS, Michael Henrique de Souza; FERNANDES, Murillo; FERNANDES, Ueberson. Estudo e implantação de um sistema auto jet pneumático em um caminhão contra incêndio. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Automação Industrial) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33646-
dc.description.abstractO presente trabalho visa relatar o desenvolvimento de um sistema Eletropneumático em um caminhão de bombeiros do aeródromo de São José do Rio-Preto, a partir da necessidade de melhorar o tempo resposta das ocorrências e custo benefício do equipamento usado pelos bombeiros em situação de emergência. Os caminhões de bombeiros do aeródromo de São José do Rio Preto atendem demandas de urgência e emergência na área operacional do aeródromo externamente as demandas num raio de 8km . Foi observado que, ao entrar em situação de emergência, o equipamento perde muito tempo ligado em alta rotação,(aceleração) gerando ar-comprimido e carregando suas baterias, o que ocasiona impacto negativo na perda do tempo resposta da ocorrência. A partir dessa observação teve-se a ideia de criar no Auto-Jet Eletropneumático, que consiste em um sistema de alimentação automático, o qual o caminhão quando parado na plataforma é carregado por Ar-comprimido e também eletrico de suas baterias. Com isso, espera-se que se exclua a necessidade do veículo permanecer ligado, diminuindo o tempo de resposta da ocorrência, tornando o atendimento mais eficiente e sustentável. Essa melhoria será feita automaticamente garantindo resultados positivos ao resgate.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to report the development of an Electropneumatic system in a fire truck at São José do Rio-Preto Airport. based on the need to improve the response time to incidents and the cost-benefit of the equipment used by firefighters in emergency situations. The fire trucks at São José do Rio Preto Aerodrome respond to urgent and emergency demands in the aerodrome's operational area and externally within an 8km radius. It was observed that, when entering an emergency situation, the equipment spends a lot of time running at high speed, (acceleration) generating compressed air and charging its batteries, which has a negative impact on the loss of response time to the incident. From this observation, the idea was to create the Electro-Pneumatic Auto-Jet, which consists of an automatic power system, through which the truck, when stopped on the platform, is charged by compressed air and also by electricity from its batteries. This will hopefully eliminate the need for the vehicle to remain on, reducing the response time to the incident, making service more efficient and sustainable. This improvement will be made automatically, guaranteeing positive results for the rescue.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Automação Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher098pt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subjectAutomação pneumáticapt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleEstudo e implantação de um sistema auto jet pneumático em um caminhão contra incêndio.pt_BR
dc.title.alternativeStudy and implementation of a pneumatic auto jet system in a fire truckpt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.