Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Alexandro Tadeu Mathias de-
dc.contributor.advisorCANCELA, Domingo Lúcio-
dc.contributor.authorDAMASCENO, Caíque Santos-
dc.contributor.authorAOKI, Emily Saori Uchino-
dc.contributor.authorSILVA, Erick Gonçalves da-
dc.contributor.authorBERLONI, Rafael de Souza-
dc.contributor.authorSANTOS, Soraia Rocha Messias dos-
dc.date.accessioned2025-05-30T20:05:03Z-
dc.date.available2025-05-30T20:05:03Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Caíque Santos; AOKI, Emily Saori Uchino; SILVA, Erick Gonçalves da; BERLONI, Rafael de Souza; SANTOS, Soraia Rocha Messias dos. PRISMA: sistema de aprendizado dinâmico com fórum integrado para instituições de ensino. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Etec de Poá, Poá, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33011-
dc.description.abstractAtualmente, há uma necessidade de trazer a “Geração Z” para a educação de uma forma que se molde aos costumes e hábitos do cotidiano deles por consequência da pandemia: retenção de informação pós-pandemia, isolamento social e virtual e falta de motivação educacional, fazendo-se assim, a primordialidade de conectar a educação brasileira com a tecnologia que vem avançando ao longo dos anos. Para isso, o trabalho tem, por sua finalidade, explorar o conhecimento de discentes utilizando de uma plataforma online que junta métodos cientificamente comprovados para instigar a vontade própria do aluno a praticar seus conhecimentos. É praticado o Método Duolingo de Ensino, aplicando as lições dinâmicas, a motivação constante sempre com o foco no que importa, e sempre lhes trazendo o prazer em aprender. Como conseguinte utiliza-se a gamificação das atividades no software, com personagens denominado “Tecos” como representação dos alunos da rede de ensino Etec, para uma aproximação mais amigável do usuário com a aplicação. Como forma de destaque dos concorrentes, a Prisma traz um fórum integrado para uma rápida consulta entre amigos e colegas da instituição de ensino. Sendo assim, facilitando a conectividade com novas pessoas e realizando amizades novas dentro do site.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, it has become evident the need to adapt education to resonate with the habits and customs of Gen Z, especially in the post-pandemic era. Factors such as decreased information retention, social isolation, and a decline in educational motivation have highlighted the importance of integrating the upcoming technology into Brazilian education. To achieve that, this project aims to leverage a scientifically- backed online platform to stimulate students' intrinsic motivation to learn and engage them into creating the habit of studying. By employing the Duolingo teaching method, the platform offers dynamic lessons, constant motivation, and a focus on core concepts, making learning enjoyable. Additionally, the platform incorporates gamification elements, featuring characters called "Tecos" representing Etec students, to create a more joyful and friendly user experience. To differentiate itself from competitors, Prisma includes an integrated forum that facilitates quick communication among schoolmates and peers within the educational institution, fostering new connections and friendships.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher210pt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titlePRISMA: sistema de aprendizado dinâmico com fórum integrado para instituições de ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.