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Title: O processo de terceirização do serviço de manutenção em empresas multinacionais
Other Titles: The process of outsourcing maintenance services in multinational companies
Authors: VARGAS, Ricardo
OLIVEIRA, Thiago de Souza
Advisor: SCUDELER, Valéria Cristina
type of document: Monografia
Keywords: Terceirização;Manutenção
Issue Date: 23-Jun-2017
Publisher: 175
Citation: VARGAS, Ricardo; OLIVEIRA, Thiago de Souza. O processo de terceirização do serviço de manutenção em empresas multinacionais. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2017.
Abstract: O crescimento da contratação de serviços terceirizados apresentado nos últimos anos demonstra que as organizações estão adotando cada vez mais essa modalidade de trabalho. Diante da importância do tema, o objetivo geral deste estudo é propor, por meio de uma revisão de literatura, um estudo sobre esse meio de contratação que está gerando grande repercussão no Brasil atualmente. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa em três empresas multinacionais de grande porte na região de Piracicaba-SP, no intuito de explorar os fatores-chave da implementação da terceirização no segmento de manutenção industrial. Ao longo do trabalho, foram apresentados diversos aspectos relacionados ao processo de terceirização, como as razões, vantagens, desvantagens, análises comparativas e desenvolvimento. As principais conclusões foram que as empresas multinacionais pesquisadas terceirizam partes do setor de manutenção para atividades específicas, gerando melhor custo-benefício, e desta maneira as empresas são focadas em suas atividades principais. Além disso, fatores como redução de custos e a melhora na qualidade dos serviços também foram identificados. No entanto, também foram encontrados aspectos negativos: as empresas terceirizadas precisam de acompanhamento constante e também se perde a flexibilidade de operações devido a cláusulas de contrato estabelecidas. Contudo através dos aspectos apresentados neste trabalho podemos concluir que a terceirização no setor de manutenção em multinacionais implica necessariamente em uma relativa complexidade na análise, decisão, negociação, contratação, desenvolvimento e acompanhamento do processo de manutenção.
The growth in contracting outsourced services in recent years shows that companies are increasingly adopting this type of work. Given the importance of the theme, the general objective of this study is to propose, through a literature review, a study on this contracting medium that is generating great repercussion in Brazil. A qualitative research was also carried out in three large multinational companies in the Piracicaba-SP region, with no intention of exploring the implementation factors of outsourcing in the industrial maintenance segment. Throughout the work, they were defined in the process of outsourcing, such as reasons, advantages, disadvantages, comparative analysis and development. As key findings were that surveyed multinational companies outsource parts of the maintenance industry to specific activities, generating better cost-benefit and companies are focused on their core activities. In addition, factors such as cost reduction and improvement in the quality of services were also identified.However, they were also negatively oriented: as outsourced companies need constant monitoring and also if one loses a flexibility of operations due to established contract clauses. However on the work can conclude that outsourcing is not a maintenance sector in multinationals necessarily implies a complexity in the analysis, decision, negotiation, contracting, development and monitoring of the maintenance process.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32713
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