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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | DIAS, Jussara Cristina Scasni Ferrarezi | - |
dc.contributor.author | BONOMINI, Arthur dos Santos | - |
dc.contributor.author | PAULA, Fabrícia Giudice de | - |
dc.contributor.author | MELÍCIO, Guilherme de Luna | - |
dc.contributor.author | AUGUSTO, Ingrid da Silva | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Isabella Mendes Costa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Vinícius Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T14:43:59Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T14:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-12 | - |
dc.identifier.citation | BONOMINI, Arthur dos Santos; PAULA, Fabrícia Giudice de; MELÍCIO, Guilherme de Luna; AUGUSTO, Ingrid da Silva; FERREIRA, Isabella Mendes Costa; SANTOS, Vinícius Alves dos. Inclusão dos cadeirantes no transporte público. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32661 | - |
dc.description.abstract | A inclusão de pessoas com deficiência física é fundamental para o transporte público no Brasil, pois está relacionada à qualidade de vida de todos os cidadãos. A acessibilidade nos ônibus tem sido um desafio para garantir direitos humanos e igualdade. Mesmo com a Lei de Inclusão de 2015, muitas melhorias ainda precisam ser feitas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 46,3% dos ônibus são adaptados. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou que nem todos os elevadores e rampas funcionam bem. É essencial que todos possam se deslocar com dignidade, sem discriminação. A formação e conscientização dos motoristas e cobradores são fundamentais para o tratamento adequado das pessoas com deficiência no transporte público. A falta de educação gera discriminações que dificultam a inclusão social, mas há progressos nessa área. Curitiba destaca-se ao considerar as normas do Requisitos Implementação Procedimentos Testes (RIPT), oferecendo uma frota acessível e pontos de ônibus adaptados. No entanto, é necessário um ajuste sistêmico para garantir a inclusão efetiva. A colaboração entre administração pública, empresas de transporte e sociedade é essencial nesse processo. A legislação brasileira é clara, mas a efetiva inclusão das pessoas com deficiência requer investimento e união da sociedade. A mudança começa respeitando as necessidades de todos, independentemente de suas capacidades físicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 210 | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | pt_BR |
dc.subject | Igualdade social | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Inclusão dos cadeirantes no transporte público | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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