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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32659
Title: | A importância do marketing digital nas pequenas empresas |
Authors: | TELES, Gabriely Vitoria de Souza SANTOS, Geovanna de Oliveira Cedro dos RAMOS, Gyovanna Guimarães da Silva SILVA, Nayara Alves da |
Advisor: | DIAS, Jussara Cristina Scasni Ferrarezi |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Marketing on-line;Marketing;Marketing (ferramentas);Competitividade;Pequenas e médias empresas |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 210 |
Citation: | TELES, Gabriely Vitoria de Souza; SANTOS, Geovanna de Oliveira Cedro dos; RAMOS, Gyovanna Guimarães da Silva; SILVA, Nayara Alves da. A importância do marketing digital nas pequenas empresas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho analisa o marketing digital como fator estratégico para desenvolvimento e competitividade de pequenas empresas brasileiras, com foco em seu lado gerador de crescimento com recursos excessivos. Os objetivos centrais da pesquisa buscam ser a partir de uma revisão bibliográfica
interdisciplinar dos conceitos e das ferramentas de marketing digital, entender sua importância e como influenciam contatos com os negócios de menor escala e, por fim, fazer apontamentos sobre como ele pode vir a ser diferencial. A pesquisa adota uma perspectiva qualitativa, concebida a partir de uma revisão
bibliográfica abrangente dos dados levantados através de questionários dados pelos respondentes. Os resultados demonstram que há vantagens substanciais, no âmbito de alcance, personalização e baixa facilidade de aquisição, questões proporcionadas pela maioria das redes de desse meio, com preços mínimos em relação à mídia tradicional. Ferramentas como SEO, redes sociais e-mail marketing e links patrocinados foram usados num intuito de melhorar a vidência e facilitar contato com o cliente. Consequentemente, conclui-se que marketing digital seja substancial para as pequenas empresas superarem as ofensivas em confronto precisadas atualidades. Fornece formatos acessíveis para contato e aproximação de consumidores, geram a presença digital e otimizam de forma eficiente. Consequentemente, a pesquisa reforça que marketing digital não é uma tendência, mas mais um fator essencial no desejo de essencial de negócio que desejam se distanciando das ofensivas em negócio à
empresas que possuem modernidade atual. This paper analyzes digital marketing as a strategic factor for the development and competitiveness of small Brazilian companies, focusing on its growth-generating side with excessive resources. The main objectives of the research are to understand its importance and how it influences contacts with smaller-scale businesses, based on an interdisciplinary bibliographic review of digital marketing concepts and tools, and finally, to make notes on how it can become a differential. The research adopts a qualitative perspective, conceived from a comprehensive bibliographic review of data collected through questionnaires given by respondents. The results demonstrate that there are substantial advantages in terms of reach, personalization and low ease of acquisition, issues provided by most networks in this medium, with minimum prices in relation to traditional média. Tools such as SEO, social networks, e-mail marketing and sponsored links were used in order to improve visibility and facilitate contact with the customer. Consequently, it is concluded that digital marketing is essential for small companies to overcome the offensives in confronting current events. It provides accessible formats for contacting and approaching consumers, generating a digital presence and optimizing efficiently. Consequently, the research reinforces that digital marketing is not a trend, but rather an essential factor in the desire of businesses that want to distance themselves from the offensives in business to companies that have current modernity. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32659 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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