Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32176
Title: A influência de uso de dispersantes na produção de concentrados de pigmentos
Authors: ALMEIDA, Hillary Adriane dos Santos
Advisor: OLIVEIRA, José Roberto de
type of document: Monografia
Keywords: Tintas;Pigmentos
Issue Date: 20-Jun-2023
Publisher: 229
Citation: ALMEIDA, Hillary Adriane dos Santos. A influência do uso de dispersantes na produção de concentrados de pigmentos, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) – Etec Paulistano, São Paulo, 2023.
Abstract: A proposta de argumentação do presente trabalho gira em torno das funções e importância dos dispersantes nas atribuições de características físico-químicas de concentrados de pigmentos. Em geral, as tintas são uma combinação de elementos sólidos e voláteis, na presença de aditivos, que são responsáveis por desenvolver resistência no substrato a diferentes fatores de desgaste. Os pigmentos são partículas sólidas que são principalmente insolúveis em água, podem ser divididos em inorgânicos e orgânicos. Os inorgânicos são compostos por pigmentos brancos, cargas e uma faixa de pigmentos coloridos, sintéticos ou naturais e os orgânicos são substâncias sintéticas que apresentam em sua estrutura química grupamentos chamados cromóforos, responsáveis por lhes conferir cor. A indústria tem buscado maior estabilidade e qualidade do pigmento durante a produção, realizando os processos de umectação e moagem. O interesse da presente pesquisa está na questão da pigmentação a partir da ação de dispersantes químicos.Vale ressaltar que o processo de dispersão se efetiva por três estágios elementares, sendo eles, trabalho de umectação do material particulado, quebra dos aglomerados e estabilização e resistência à floculação Deste modo, esta pesquisa mostra como a incorporação de dispersantes na formulação de pigmentos pode alterar e/ou agregar diversas características que se tornam vantajosas para a estabilidade de um produto de modo a evitar ou controlar fenômenos como a floculação e o aumento da viscosidade do produto.
The purpose of thepresentwork revolves aroundthefunctionsandimportance of dispersants in theattributions of physicochemicalcharacteristics of pigmentconcentrates. In general, paints are a combination of solidandvolatileelements, in thepresence of additives, which are responsible for developingsubstrateresistancetodifferentwearfactors. Pigments are solidparticlesthat are mainlyinsoluble in water, canbedividedintoinorganicandorganic. The inorganicones are composed of whitepigments, fillers and a range of colored, syntheticor natural pigmentsandtheorganicones are syntheticsubstancesthatpresent in theirchemicalstructuregroupscalledchromophores, responsible for givingthemcolor. The industryhassoughtgreaterstabilityandquality of thepigmentduringproduction, carrying out wettingandgrinding processes. The interest of thepresentresearchis in theissue of pigmentationfromtheaction of chemicaldispersants. It isworthmentioningthatthedispersionprocess takes placethroughthreeelementarystages, namely, work of wettingtheparticulate material, breakingtheagglomeratesandstabilizationandresistancetoflocculation. and/oraddseveralcharacteristicsthat are advantageous for thestability of a product in ordertoavoidorcontrolphenomenasuch as flocculationandincreasedviscosity of theproduct.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32176
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.