Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PARIZOTTO, Lucas Serafim | - |
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Gislaine Fernanda Giubbina | - |
dc.contributor.author | DIAS, Eduardo Oliveira | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Leonardo Evangelista | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Mauricio Pires dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T18:16:54Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T18:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Eduardo Oliveira, RODRIGUES, Leonardo Evangelista, SANTOS, Maurício Pires dos. Libras Study: sistema Web para o ensino de libras, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, Nova Odessa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/31574 | - |
dc.description.abstract | Ao longo da história, pessoas com necessidades especiais têm se tornado mais presentes na sociedade. Segundo a Agência Brasil (2019), 10,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, mas apenas 2 milhões utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Apesar das ferramentas tecnológicas disponíveis, muitos ainda enfrentam dificuldades no aprendizado da Libras, o que prejudica a comunicação e aumenta a dependência de intérpretes. Diante disto, foi iniciado um projeto para aumentar a visibilidade da Libras e facilitar seu aprendizado, com foco na acessibilidade. O projeto propõe a criação de uma plataforma interativa que permita aos usuários aprender o alfabeto e frases em Libras por meio de captura de movimentos das mãos, com retorno visual em tempo real. A plataforma visa melhorar a comunicação entre ouvintes e surdos, promovendo inclusão social e reduzindo barreiras comunicativas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Throughout history, people with special needs have become more present in society. According to Agência Brasil (2019), 10.7 million Brazilians have hearing impairments, but only 2 million use Brazilian Sign Language (Libras). Despite the availability of technological tools, many still face challenges in learning Libras, which hampers communication and increases dependence on interpreters. In light of this, a project was initiated to raise awareness of Libras and facilitate its learning, with a focus on accessibility. The project proposes the creation of an interactive platform that allows users to learn the Libras alphabet and phrases through hand motion capture, with real-time visual feedback. The platform aims to improve communication between hearing and deaf individuals, promoting social inclusion and reducing communication barriers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 234 | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de software (educação) | pt_BR |
dc.subject | Web sites | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Libras Study: sistema Web para o ensino de libras | pt_BR |
dc.title.alternative | Libras Study: Web system for teaching libras | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Libras_Study_TCC.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open | |
TA - Libras Study.pdf Restricted Access | 989.13 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.