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dc.contributor.advisorSANTOS, Jessica Gabriele dos-
dc.contributor.authorLEÃO, Ana Luiza Gonçalves-
dc.contributor.authorDELFINO, Giovanna Versani-
dc.date.accessioned2025-03-25T21:13:32Z-
dc.date.available2025-03-25T21:13:32Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationLEÃO, Ana Luiza Gonçalves; DELFINO, Giovanna Versani. A inteligência comportamental nos recursos humanos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração Integrado ao Médio) – Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30943-
dc.description.abstractEste trabalho pretende apurar de que forma a inteligência comportamental pode ser aplicada na gestão de Recursos Humanos e quais seus efeitos na eficiência das práticas de Gestão de Pessoas e no ambiente de trabalho. A relevância deste tema se justifica em face da crescente necessidade das organizações atenderem as demandas das abordagens mais humanas e ágeis, alinhadas com os objetivos da empresa e com as necessidades das pessoas que nela trabalham. O comprometimento da pesquisa foi realizado através de um questionário, aplicado precisamente aos profissionais de Recursos Humanos (RH) e colaboradores de empresas de diferentes setores, buscando apurar como a inteligência comportamental é percebida e utilizada nas organizações. Os resultados demonstraram que, embora muitas pessoas conheçam os pressupostos da inteligência comportamental e suas inúmeras vantagens, tais como a melhoria da comunicação, do desenvolvimento das lideranças e da gestão de conflitos, a aplicação da inteligência comportamental se faz restrita e assemelha-se a um problema de aplicação, ou seja, na prática como de costume, em alguns processos, como recrutamento e seleção. Senão vejamos a relevância dos fatores limitantes que mais impactam no mundo da organização, tais como a falta de treinamento adequado e a resistência à mudança, como um dos principais problemas enfrentados pelas empresas. A conclusão do trabalho é que embora a inteligência comportamental traga muitos benefícios e resultados à gestão de pessoas, sua implementação exige a superação de barreiras culturais e o constante compromisso no desenvolvimento dos profissionais da área de Recursos Humanos. Com isto, as empresas vão se aproximar das que utilizam esta abordagem, vão estar mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mercado, prover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os colaboradores, reforçando a cultura organizacional e alinhando-a aos seus valores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher091pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectAdministração de recursos humanospt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA inteligência comportamental nos recursos humanospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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