Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPANZETTI, Virgílio Itaiuti-
dc.contributor.authorBATISTA, Susana Adina-
dc.date.accessioned2025-01-10T13:21:09Z-
dc.date.available2025-01-10T13:21:09Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.citationBATISTA, Susana Adina. Marketing de relacionamento: análise em uma micro empresa de Salto/SP -JC-Tec, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27902-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho monográfico foi analisar a aplicação do marketing de relacionamento numa microempresa (ME) do setor metalúrgico da cidade de Salto/SP, visando conhecer como a mesma relaciona-se com seus clientes. É sabido que hoje as ME‟s possuem um importante papel na economia do país, pois são elas que geram a maior fonte de empregos, absorvendo ainda a maior parte da mão de obra oriunda das demissões em massa das empresas de grande porte. Acompanhar de perto a qualidade de seus produtos e serviços é um dever de todas as empresas, seja ela de grande, médio, ou pequeno porte, visto que só assim é que retém-se e fideliza-se um índice maior de clientes. Porém, para isso, é necessário que haja uma compreensão e percepção aguçada quanto ás expectativas, necessidades e desejos dos clientes. Através do marketing de relacionamento, uma ferramenta fundamental para o sucesso da organização, pode-se obter dados e informações, que auxiliarão a empresa nas tomadas de decisões e até no desenvolvimento de estratégias para mudanças benéficas. O presente trabalho pretende abordar os benefícios conquistados através da implementação do marketing de relacionamento, tendo como foco uma ME do setor metalúrgico da cidade de Salto-SP.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectMetalúrgicospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: análise em uma micro empresa de Salto/SP -JC-Tecpt_BR
dc.title.alternativeRelationship marketing: analysis in a micro company in Salto/SP -JC-Tecpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suzana Adina Batista.pdf
  Restricted Access
450.47 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.