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dc.contributor.advisorARCE, Enrique Viana-
dc.contributor.authorCAVALLINI, Lidiane Fernandes-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:36:53Z-
dc.date.available2024-11-04T18:36:53Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationCAVALLINI, Lidiane Fernandes. O marketing esportivo como estratégia empresarial, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial ) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25912-
dc.description.abstractO objetivo de nosso trabalho é fazer um estudo voltado para o marketing esportivo, a partir de considerações de autores que trabalham com essa temática e de um estudo de caso da Petrobrás, identificando as maneiras existentes de investimento no esporte. Nesse sentido é importante observar que o início da realização desse cenário tem início em um planejamento estratégico bem estruturado, pois este irá nortear os objetivos da empresa. Relacionado a esses componentes esta comunicação, que constrói marcas e relacionamentos, é um dos principais instrumentos de gestão empresarial. A empresa então deverá investir em estratégias que façam sua marca mais visível ao seu público-alvo, que atinjam um grau de credibilidade capaz de motivar o consumidor a adquirir determinado produto; quer-se igualmente que, além da compra, o consumidor mantenha fidelidade ao produto, que, consideramos poder se basear na credibilidade adquirida com a associação ao mundo esportivo. Realizou-se um estudo de caso com a empresa Petrobrás no Pan Americano do Rio de Janeiro em 2007, demonstrando seu posicionamento estratégico alinhado ao marketing esportivo; ressaltando os resultados obtidos. Com os resultados é possível adquirir um maior conhecimento sobre os processos e fazer as alterações necessárias nos próximos eventos já que, a sustentação de uma vantagem competitiva vai depender da capacidade da empresa em inovar constantemente, combinando suas competências essenciais de forma que não possa ser imitada por seus concorrentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO marketing esportivo como estratégia empresarialpt_BR
dc.title.alternativeSports marketing as a Business Strategypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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