Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Sandra Regina Pereira-
dc.contributor.authorARRUDA, Diogo Teixeira Zagabria-
dc.contributor.authorSANTOS, Guilherme Dias dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sergio Luis de Sousa-
dc.date.accessioned2024-10-22T18:42:20Z-
dc.date.available2024-10-22T18:42:20Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationARRUDA, Diogo Teixeira Zagabria. SANTOS, Guilherme Dias dos. OLIVEIRA, Sergio Luis de Sousa. A importância do marketing verde em empresas de pequeno e médio porte de zonas periféricas de São Paulo após o período de pandemia de covid-19, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25426-
dc.description.abstractO Marketing é uma ciência que estuda o mercado e os seus componentes, como o consumidor, ele é o foco principal do marketing, não apenas vender algo a ele, mas o entender, saber quais são as suas necessidades e como as empresas devem atender a elas sem fugir das tendências do mercado, mas para que aconteça esse elo é necessário que a empresa seja verdadeira, que possua uma boa imagem, um bom posicionamento, e através dessa imagem que as empresas conseguem unir a sua cultura com a de seus clientes, e como vertente ao Marketing há o Marketing Verde, que une a os aspectos do Marketing tradicional e a sustentabilidade, reformulando processos de produção a fim de agredir cada vez menos o ambiente e otimizar a produção, seja com materiais alternativos ou retirando certos processos, e assim contribuindo para a sua imagem e sendo capaz de adquirir o símbolo ESG, uma importante meta para aqueles que realmente cuidam do meio ambiente, esse símbolo agrega imensamente na empresa, melhorando em muito o seu posicionamento dentro do mercado mas dentre está incrível vertente, há aqueles que utilizam de forma errônea, este é chamado de Greenwhasing, utilizar a boa imagem do Marketing Verde a fim de adquirir lucros mas ainda degradar o meio ambiente, mas em pequenas e médias empresas provavelmente não o fazer com o intuito de apenas adquirir o lucro, mas estas não possuem conhecimento o suficiente ou sequer tem um setor de Marketing consistente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher199pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do marketing verde em empresas de pequeno e médio porte de zonas periféricas de São Paulo após o período de pandemia de covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of green marketing in small and medium-sized companies in peripheral areas of São Paulo after the covid-19 pandemic periodpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adm_2024_1_e-t_diogoteixeira_importanciadomarketing.pdf628.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.