Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24585
Title: Internacionalização de franquias: uma estratégia de expansão e competitividade
Other Titles: Internationalization of franchises: an expansion and competitiveness strategy
Authors: SOUZA, Franciele Dorvalo de
Advisor: SPROGIS, Maria de Fátima Gimenes Valente
Other contributor: PENHALBER, Carlos Antonio de Lima
PARIZOTTO, Juliana Maria
type of document: Monografia
Keywords: Internacionalização de empresas;Marcas
Issue Date: 2-Jul-2015
Publisher: 105
Citation: SOUZA, Franciele Dorvalo de. Internacionalização de franquias: uma estratégia de expansão e competitividade, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015.
Abstract: A internacionalização, em seu conceito mais amplo, é caracterizada pelas diversas trocas com o mercado externo, podendo ser econômicas, politicas e culturais a fim de fortalecimento mútuo ou competitividade. Existem várias formas de entrada neste mercado, entre elas a expansão por meio de franquias, que tem se mostrado como um modelo atrativo para empresários, uma vez que proporciona benefícios simultâneos a franqueadores e franqueados, isso se deve ao fato do modelo franchising requerer um investimento menor comparado a outros modelos, e permite investir em um negócio já formatado e com marcas já conhecidas pelos consumidores. No intuito de identificar as vantagens e desvantagens das franquias e se este modelo é realmente viável e eficiente como método de expansão, este estudo foi desenvolvido através da análise de dados referentes a empresas genuinamente brasileiras que se expandiram em mercados nacionais e estrangeiros utilizando este tipo de negócio. As análises permitiram constatar que as desvantagens do franchising tornam-se quase irrelevantes em relação as vantagens e benefícios que o modelo proporciona. Para finalizar, os resultados das pesquisas apontam que a franquia além de ser um negócio de baixo risco, também é uma maneira eficiente de acesso a mercados estrangeiros e uma forma de tornar a marca amplamente conhecida.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24585
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele Dorvalo de Souza.pdf
  Restricted Access
1.12 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.