Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23619
Title: O papel do RH na era da hiperconectividade: um estudo sobre a retenção de talentos da geração Z
Other Titles: The role of HR in the era of hyperconnectivity: a study on generation Z talent retention
Authors: BARBOSA, Fabíola
Advisor: DANDARO, Fernando
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de negócios
Issue Date: 8-May-2024
Publisher: 109
Citation: BARBOSA, Fabíola. O papel do RH na era da hiperconectividade: um estudo sobre a retenção de talentos da geração Z, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelino”, 2024
Abstract: A contemporaneidade se faz presente de diversos perfis profissionais, que podem ser compreendidos por meio do entendimento das gerações. Entender esse perfil é essencial para reter talentos, em especial, da geração Z, onde a área de Recursos Humanos deve identificar suas necessidades e desejos específicos para aplicar uma gestão eficiente. Para tanto, este trabalho tem como objetivo conhecer a evolução das gerações ao longo dos anos, destacando o perfil da Geração Z e, dessa forma, realizar diagnosticar por meio de pesquisa de campo nas empresas de Franca/SP, quais as características da Geração Z como forma de reter os talentos na contemporaneidade. Como procedimento metodológicos, optou-se pelo levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário, obtendo dessa forma dados secundários e primários, respectivamente para uma análise qualitativa. Como resultados, o estudo destaca a importância da tecnologia na gestão de talentos da Geração Z. Como uma geração nativa digital, esses profissionais estão profundamente interconectados e esperam que as empresas adotem ferramentas e plataformas modernas para facilitar a comunicação, o aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Portanto, é precioso adotar uma abordagem centrada no indivíduo, investir em tecnologia e promover uma cultura inclusiva e colaborativa, os profissionais para que possam desempenhar um papel vital na construção de equipes talentosas e resilientes que impulsionam o sucesso organizacional em um mundo digital em constante evolução.
A contemporaneidade se faz presente de diversos perfis profissionais, que podem ser compreendidos por meio do entendimento das gerações. Entender esse perfil é essencial para reter talentos, em especial, da geração Z, onde a área de Recursos Humanos deve identificar suas necessidades e desejos específicos para aplicar uma gestão eficiente. Para tanto, este trabalho tem como objetivo conhecer a evolução das gerações ao longo dos anos, destacando o perfil da Geração Z e, dessa forma, realizar diagnosticar por meio de pesquisa de campo nas empresas de Franca/SP, quais as características da Geração Z como forma de reter os talentos na contemporaneidade. Como procedimento metodológicos, optou-se pelo levantamento bibliográfico exploratório e pesquisa de campo descritiva com aplicação de questionário, obtendo dessa forma dados secundários e primários, respectivamente para uma análise qualitativa. Como resultados, o estudo destaca a importância da tecnologia na gestão de talentos da Geração Z. Como uma geração nativa digital, esses profissionais estão profundamente interconectados e esperam que as empresas adotem ferramentas e plataformas modernas para facilitar a comunicação, o aprendizado e o desenvolvimento de carreira. Portanto, é precioso adotar uma abordagem centrada no indivíduo, investir em tecnologia e promover uma cultura inclusiva e colaborativa, os profissionais para que possam desempenhar um papel vital na construção de equipes talentosas e resilientes que impulsionam o sucesso organizacional em um mundo digital em constante evolução.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23619
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABÍOLA BARBOSA_TG FINALIZADO.pdf
  Restricted Access
1.66 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.