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Title: Aplicação de ferramentas da qualidade na tratativa de não conformidades na indústria de balas, doces e pirulitos
Other Titles: Application of quality tools to deal with non-conformities in the candy and lollipop industry
Authors: FERNANDES, Beatriz do Nascimento
BEZERRA, Thiago Antonio
Advisor: CORREIA, Angela de Fatima Kanesaki
type of document: Artigo científico
Keywords: Gestão da qualidade;Doces - fabricação;Serviço ao cliente
Issue Date: Jun-2021
Publisher: 175
Citation: FERNANDES, Beatriz do Nascimento; BEZERRA, Thiago Antonio. Aplicação de ferramentas da qualidade na tratativa de não conformidades na indústria de balas, doces e pirulitos. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2021.
Abstract: O presente trabalho foi realizado com dados e informações reais obtidos através do levantamento das ocorrências de não conformidades apresentados pela organização estudada, uma indústria de alimentos responsável pela produção de balas, doces e pirulitos, prezando os conceitos da eficiência e qualidade, que passa por constantes processos evolutivos devido a expectativas e necessidades geradas pelo consumidor final. Teve como objetivo identificar e analisar as causas-raízes das não conformidades com base na aplicação das ferramentas da qualidade, com o intuito de reduzir o número de reclamações de clientes por pirulito com palito frouxo e pirulito sem palito. O estudo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de colaboradores, composta por 7 pessoas, tendo como referências evidências e dados levantados de forma efetiva, além de técnicas usadas para ter um controle dos processos ou melhoria na tomada de decisões, capazes de identificar, analisar e solucionar problemas dentro de uma organização. Nesse sentido, foram identificados os dados de reclamações de clientes por histograma e analisados por meio do Diagrama de Ishikawa, que envolveu mão de obra, método, máquinas e materiais. Através de um longo estudo das atividades relacionadas à fabricação dos pirulitos foram estabelecidos e implantados na empresa ações corretivas, através da estratificação da ferramenta causa e efeito. Após a implementação de melhorias foram coletados novos dados, percebeu-se a eficácia dos planos de ações, que apresentou redução de 2% ao mês nas atividades de retrabalho dos processos com aumento da eficiência da produção e redução de perdas, gerando a diminuição de 84% no número de reclamações de clientes com relação às não conformidades do produto.
The present work was carried out with real data and information obtained through the survey of occurrences of non-conformities presented by the organization studied, a food industry responsible for the production of candies, sweets and lollipops, valuing the concepts of efficiency and quality, which goes through constant evolutionary processes due to expectations and needs generated by the final consumer. The objective was to identify and analyze the root causes of non-conformities based on the application of quality tools, in order to reduce the number of customer complaints for lollipop with loose toothpick and lollipop without toothpick. The study was developed by a multidisciplinary team of collaborators, composed of 7 people, having as references evidence and data effectively collected, in addition to techniques used to have a control of processes or improvement in decision making, able to identify, analyze and solve problems within an organization. In this sense, customer complaint data were identified by histogram and analyzed using the Ishikawa Diagram, which involved labor, method, machinery and materials. Through a long study of the activities related to the manufacture of lollipops, corrective actions were established and implemented in the company, through the stratification of the cause and effect tool. After the implementation of improvements, new data were collected, the effectiveness of the action plans was realized, which showed a reduction of 2% per month in the activities of rework of the processes with increased efficiency of production and reduction of losses, generating a reduction of 84% in the number of customer complaints in relation to the non-conformities of the product.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23407
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