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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23279
Title: | Síndrome de boreout: desenvolvimento profissional contra o tédio nas organizações |
Authors: | SANTOS, Bárbara Grazielly Ramos Alves dos MATOS, Cristian Souza de SOUZA, Ingryd Moraes de MATOS, William Santos de |
Advisor: | SANTOS, Rosana Ribeiro de Araújo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Organização;Motivação |
Issue Date: | 21-Jun-2024 |
Publisher: | 172 |
Citation: | SANTOS, B. G. R. A. dos et al. Síndrome de boreout: desenvolvimento profissional contra o tédio nas organizações, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2024. |
Abstract: | É evidente que após a epidemia do Covid-19, a maior crise sanitária já vista no
mundo, as doenças psicológicas, como ansiedade, síndrome do pânico e depressão,
tornaram-se assunto global. Porém ainda assim, existem doenças que não são exploradas
como deveriam. Diante disto, trazemos em pauta a Síndrome de Boreout, caracterizada
pelo tédio ou desmotivação do funcionário, bastante frequente no ambiente
organizacional de diversas empresas.
Essa pesquisa investiga as origens e os efeitos da Síndrome de Boreout,
destacando suas implicações para a saúde mental dos trabalhadores e para a produtividade
das empresas. Ao fazer uma revisão abrangente da literatura e a análise de estudos de
caso, identificamos as principais causas do Boreout, incluindo tarefas monótonas, falta
de desafios e má gestão de talentos. Entre as práticas recomendadas estão a diversificação
das tarefas, a implementação de programas de capacitação e desenvolvimento, e a
promoção de uma cultura organizacional que valorize a inovação e o crescimento pessoal.
Esse trabalho tem como objetivo informar e conscientizar as organizações, bem
como os profissionais do setor, sobre a importância de motivar seus colaboradores a se
sentirem úteis dentro do âmbito organizacional.
Por meio de pesquisas, identificamos que a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick
Herzberg, que tem como fundamento extrair o melhor dos colaboradores, entregando-os
boas condições de trabalho e valorizando a sua estima, resultando em bons desempenhos.
Avaliações de desempenho e treinamentos, por muitas vezes são considerados
custos desnecessários para as empresas, ao contrário disto, são ferramentas de
investimento para os seus colaboradores. It is evident that after the Covid-19 epidemic, the biggest health crisis ever seen in the world, psychological illnesses such as anxiety, panic disorder and depression have become a global issue. But still, there are diseases that are not explored as they should be. In view of this, we bring to the agenda the Boreout Syndrome, characterized by the boredom or demotivation of the employee, quite frequent in the organizational environment of several companies. This research investigates the origins and effects of Boreout Syndrome, highlighting its implications for workers' mental health and business productivity. By doing a comprehensive literature review and case study analysis, we identified the root causes of Boreout, including monotonous tasks, lack of challenges, and poor talent management. Best practices include diversifying tasks, implementing training and development programs, and fostering an organizational culture that values innovation and personal growth. This work aims to inform and raise awareness among organizations, as well as professionals in the sector, about the importance of motivating their employees to feel useful within the organizational scope. Through research, we identified that the Two-Factor Theory, by Frederick Herzberg, which is based on extracting the best from employees, delivering them good working conditions and valuing their esteem, resulting in good performances. Performance appraisals and training are often considered unnecessary costs for companies, on the contrary, they are investment tools for their employees. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23279 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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