Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23236
Title: Comunicação empresarial: um estudo sobre os impactos dos diferentes ruídos
Other Titles: . Comunicação empresarial: um estudo sobre os impactos dos diferentes ruídos
Authors: SOUZA, Ana Beatriz Cintra de
FERNANDES, Lídia Marques
Advisor: CARVALHO, Daltro Oliveira de
Other contributor: CARVALHO, Daltro Oliveira de
SALLES, Taciana Lucas de Afonseca
ARAÚJO, Adriana Cristina de
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação
Issue Date: 17-Jun-2024
Publisher: 109
Citation: SOUZA, Ana Beatriz Cintra de; FERNANDES, Lídia Marques. Comunicação empresarial: um estudo sobre os impactos dos diferentes ruídos, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelino”, 2024
Abstract: A comunicação empresarial nas empresas é essencial para que todos consigam atingir suas metas e da mesma forma ultrapassá-las e por ser indispensável às organizações, sempre devem tomar cuidado com falas e mensagens. Nota-se, que as consequências de uma comunicação truncada, acarretam prejuízos a organização e principalmente no relacionamento e comportamento de pessoas. Além disso, percebe-se a falta de preocupação com o tema dentro do ambiente organizacional, de forma constante e repetitiva, sem buscar atitudes para dirimir tais problemas. Assim, o objetivo do estudo foi encontrar e identificar os principais ruídos dentro do ambiente organizacional, de modo a entender aqueles que mais impactam na comunicação. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo, por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos sobre o assunto. Dessa forma, será possível verificar as situações e circunstâncias em que tais problemas ocorrem e, com sugestões oriundas de autores renomados sobre tema, possa-se criar um ambiente saudável na medida do possível. Os dados revelam que a comunicação é de extrema importância dentro das organizações e por mais que se tente evitar os ruídos não é possível extingui-los.
Business communication in companies is essential for everyone to be able to achieve their goals and exceed them, and as it is essential for organizations, people must always be careful with their speeches and messages. It is noted that the consequences of poor communication cause damages to the organization and especially to people's relationships and behavior. Furthermore, there is a lack of concern with the topic within the organizational environment, in a constant and repetitive manner, without seeking actions to solve such problems. Thus, the objective of the study was to find and identify the main challenges within the organizational environment, in order to understand those that most impact communication. To reach this aim, it was carried out qualitative research of an exploratory-descriptive nature, through bibliographical research in books and scientific articles on the subject. Thus, it will be possible to verify the situations and circumstances in which such problems occur and, with suggestions from renowned authors on the subject, a healthy environment can be created according to the possibilities. The data reveals that communication is extremely important within organizations and no matter how much we try to avoid challenges, it is not possible to extinguish them
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23236
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRH_2024-1_Ana-Lidia_comunicacaoempresarial-ruidos.pdf
  Restricted Access
873.61 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.