Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23180
Title: Insatisfação dos alunos adultos em relação aos cursos de inglês oferecidos em institutos de idiomas na cidade de Indaiatuba
Other Titles: Adult students' dissatisfaction with English courses offered at language institutes in the city of Indaiatuba
Authors: FERREIRA, Karina Silva Bernardino
Advisor: GOMES, José William Pinto
Other contributor: RODRIGUES, Talita Annunciato
SORROCE, Danilo Sergio
type of document: Monografia
Keywords: Evasão escolar;Clientes - Fidelização;Língua inglesa
Issue Date: 30-Nov-2020
Publisher: 105
Citation: FERREIRA, Karina Silva Bernardino. Insatisfação dos alunos adultos em relação aos cursos de inglês oferecidos em institutos de idiomas na cidade de Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Abstract: A influência da cultura norte-americana no Brasil desde o final da Segunda Guerra Mundial é um fato. A baixa qualidade do ensino brasileiro também é outro. Relacionando estes fatos, têm se a importância dos institutos de idiomas no território brasileiro. Aprendizes adultos são a grande maioria dos estudantes dos institutos binacionais. Esses são pessoas que já viveram diversas experiências em suas vidas e têm por objetivo alcançar o sonho de falar inglês fluentemente, seja para o mercado de trabalho ou para realização pessoal. Entretanto, a motivação pode não se perdurar por todo o decorrer do curso, o que é habitual, levando os aprendizes à insatisfação e consequente evasão. Entender os fatores de desmotivação e insatisfação dos estudantes adultos que frequentam ou já foram matriculados em institutos de idiomas, é a única forma de descobrir como retê-los e gerar neles a fidelização por todo o período do curso. Reter e fidelizar clientes deixou de ser o diferencial de uma organização e é atualmente uma necessidade para se manter no mercado, pois o custo para captar novos consumidores é muito mais alto do que para manter aqueles que já existem. Contudo, analisar as ações possíveis para ampliar a possibilidade de permanência dos aprendizes maiores, em cursos da língua inglesa, é essencial para a sobrevivência dos institutos de idiomas da cidade de Indaiatuba. Desta forma, o trabalho tem por objetivo geral identificar as principais causas da insatisfação dos aprendizes adultos que evadem dos cursos de inglês nos institutos de línguas na cidade de Indaiatuba. Como objetivos específicos deste trabalho estão a verificação das causas de descontentamento, avaliação do grau de relevância dessas, e a análise das possíveis medidas que gerem o aumento da taxa de retenção dos alunos adultos. Por meio de uma pesquisa descritiva foi aplicado um questionário, analisado seu resultado e os gráficos gerados a partir do desfecho da pesquisa; entendeu-se que os clientes adultos estão mais exigentes, esperam aprender inglês de forma mais fácil, prática e rápida, estão dispostos a estudar maior quantidade de aulas com menor tempo de duração por semana. Os recursos tecnológicos podem contribuir para atingir o objetivo bem como professores engajados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23180
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina Silva Bernardino Ferreira.pdf
  Restricted Access
712.7 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.