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dc.contributor.advisorSTUCHI, Daniela Terenzi-
dc.contributor.advisorCORREIA, Angela de Fatima Kanesaki-
dc.contributor.authorPREVITALI, Dominique Pintaudi-
dc.contributor.authorFEITOSA, Jonas Biltencourt-
dc.date.accessioned2024-08-30T17:45:04Z-
dc.date.available2024-08-30T17:45:04Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.identifier.citationPREVITALI, Dominique Pintaudi; FEITOSA, Jonas Biltencourt. Perdas do processo de pirulitos: estudo de caso. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23043-
dc.description.abstractO trabalho apresenta os conceitos de qualidade auxiliando no reprocesso dos pirulitos. Os dados encontrados foram de uma produção de pirulito dos turnos (manhã, tarde, noite) de uma fábrica do interior de São Paulo, sendo que a ideia principal é minimizar o alto volume de reprocesso e diminuir os desperdícios e gastos da empresa. Foram utilizadas as ferramentas da qualidade histograma e diagrama de Ishikawa com o intuito de realizar levantamentos das porcentagens de perdas dos produtos no processamento, encontrando causas. De acordo com esses dados observa-se que as menores perdas de foram encontradas no 3° turno (sendo que seu horário é das 22:15 da noite até às 06:00 da manhã composta por pessoas mais experientes, por causa de serem os mais antigos e acostumados com o trabalho e conhecem mais os processos de produção). A fábrica é composta por 462 funcionários, o 1° turno (06:00 as 14:10) e o 2° turno (14:10 as 22:15) são voltados a pessoas com menos experiencia, por conta de sempre renovar os quadros de funcionários. Com os valores de produção de pirulito e reprocesso, as ações feitas para melhorar a produção e qualidade no trabalho e o uso da ferramenta histograma e diagrama de Ishikawa e foram de grande importância a aplicação nesse trabalho porque conseguimos um treinamento interno entre os funcionários e ressaltar a importância da gestão na empresa.pt_BR
dc.description.abstractThe work presents the concepts of quality helping in the reprocessing of lollipops. The data found were from a production of lollipop shifts (morning, afternoon, night) at a factory in the interior of São Paulo, and the main idea is to minimize the high volume of reprocessing and reduce waste and company costs. The quality tools histogram and Ishikawa diagram were used to carry out surveys of the percentages of losses of products in processing, finding causes. According to these data, the smallest losses were found in the 3rd shift (the time being from 10:15 pm to 6:00 am, made up of more experienced people, because they are the eldest and used to work and know more about production processes). The factory has 462 employees, the 1st shift (6:00 am to 2:10 pm) and the 2nd shift (2:10 pm to 10:15 pm) are aimed at people with less experience, due to the constant renewal of staff of employees. With the values of lollipop production and reprocessing, the actions taken to improve production and quality at work and the use of the histogram and Ishikawa diagram tool were of great importance in this work because we managed to provide internal training among employees and emphasize the importance of management in the company.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Alimentospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectPerdas de alimentospt_BR
dc.subjectAlimentos industrializadospt_BR
dc.subject.otherProdução Alimentíciapt_BR
dc.titlePerdas do processo de pirulitos: estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeLosses of the lollipop process: case studypt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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