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dc.contributor.advisorCORREIA, Angela de Fatima Kanesaki-
dc.contributor.authorFAHL, Dolores Odalinde-
dc.date.accessioned2024-08-30T17:41:53Z-
dc.date.available2024-08-30T17:41:53Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationFAHL, Dolores Odalinde. Embalagens: tendências e inovações. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Alimentos) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23037-
dc.description.abstractEste estudo traz uma visão, através de estudos fundamentados por pesquisa bibliográfica específica, as principais tendências e inovações em embalagens para alimentos, tendo como principal objetivo proporcionar uma visão do mercado de embalagens para alimentos aos estudantes, trabalhadores e demais pessoas envolvidas na área de alimentos.A embalagem é responsável pela potencialização de vendas e o reconhecimento da marca pelo consumidor, aquele que não saciar os desejos dos consumidores não conquistarão um lugar de destaque. Deste modo, há uma grande necessidade de adequação, transformação e inovação das embalagens, de acordo com as necessidades do consumidor, as tendências do mercado e os aspectos de sustentabilidade relacionados ao meio ambiente. Atentos às necessidades dos deficientes visuais, as embalagens de produtos trazem especificações em Braille, facilitando o acesso e a inclusão dos consumidores, por outro lado, a busca em disponibilizar alimentos em embalagens reduzidas aliados a praticidade e conveniência do mercado single. O uso da nanotecnologia com a utilização de nanobiossensores e nanocompostos, no desenvolvimento de embalagens ativas tem potencializado a qualidade e segurança dos produtos embalados, além da abordagem de sustentabilidade dos materiais de embalagens que buscam otimizar o uso de recursos naturais. Foi possível observar, através desse estudo que, o mercado de embalagens está em constante renovação, com isso nunca sessarão as oportunidades para aqueles que quiserem se especializar e a tecnologia e a ciência serão parceiras indispensáveis para as novas tendências.pt_BR
dc.description.abstractThis study brings a vision, through studies based on specific bibliographic research, the main trends and innovations in food packaging, having as main objective to provide a vision of the food packaging market to students, workers and other people involved in the food area. The packaging is responsible for the potentialization of sales and the recognition of the brand by the consumer, the one who does not satisfy the desires of consumers will not win a prominent place. Thus, there is a great need for adequacy, transformation, and innovation of packaging, according to consumer needs, market trends and sustainability aspects related to the environment. Attentive to the needs of the visually impaired, product packaging brings Braille specifications, facilitating access to and inclusion of consumers, on the other hand, the search to provide food in small packages combined with the practicality and convenience of the single market. The use of nanotechnology with the use of nanobiosensors and nanocompounds in the development of active packaging has enhanced the quality and safety of packaged products, in addition to the sustainability approach of packaging materials that seek to optimize the use of natural resources. It was possible to observe, through this study, that the packaging market is constantly renewing, thus never siemthe opportunities for those who want to specialize, and technology and science will be indispensable partners for new trends.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Alimentospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectEmbalagenspt_BR
dc.subjectMateriais de embalagempt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subject.otherProdução Alimentíciapt_BR
dc.titleEmbalagens: tendências e inovaçõespt_BR
dc.title.alternativePackaging: trends and innovationspt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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