Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22874
Title: Educação tecnológica: a percepção de alunos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba sobre a formação de competências transversais para o trabalho em equipe por meio de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
Other Titles: Technological education: the perception of students at the Faculty of Technology of Indaiatuba on the formation of transversal skills for teamwork through Problem-Based Learning (PBL)
Authors: OLIVEIRA, Gislaine Gentil da Cunha de
Advisor: SILVA, Benedito Carlos Florêncio
Other contributor: POMPEU, Silma Carneiro
SARTORI, Elisiane
type of document: Monografia
Keywords: Trabalho em grupo;Estudos transversais
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: 105
Citation: OLIVEIRA, Gislaine Gentil da Cunha de. Educação tecnológica: a percepção de alunos da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba sobre a formação de competências transversais para o trabalho em equipe por meio de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Abstract: Frente a um mercado de trabalho cada vez mais exigente, é grande a procura por cursos de formação tecnológica, que têm um formato de ensino direcionado e conciso, permitindo que, em um curto intervalo de tempo, o aluno disponha das competências necessárias para conseguir se desenvolver e destacar dentre os demais. Em contrapartida, para as instituições de ensino, torna-se um desafio constante adequar-se as exigências de ambas partes, pois as perspectivas são muito diferentes, com isto, encontrar a melhor metodologia capaz de mediar e aproximar estes interesses é fundamental. Tomando por base a metodologia de ensino Problem Learning Based (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), este trabalho tem por objetivo observar a formação das competências transversais necessárias para o desenvolvimento do tra-balho em equipe. O trabalho em equipe compreende as relações verdadeiras entre os membros de um grupo, permitindo ajuda mútua e voluntária e a troca de informações, técnicas e ideias, que garantem o sucesso da equipe. Este difere do trabalho em grupo, que por sua vez é carac-terizado por uma reunião de pessoas, que se organizam para atingir um objetivo sem haver necessidade de manter relações de troca mútua. A metodologia se deu por pesquisa exploratória e aplicação de questionário aplicado em três classes dos cursos de Redes e Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. A partir dos resultados, foi possível inferir, que a metodologia de ensino PBL, incentiva o desenvolvimento das competências transversais neces-sárias para o trabalho em equipe.
Faced with an increasingly demanding job market, there is a great demand for technological training courses, which have a focused and concise teaching format, allowing the student to have the necessary skills in a short period of time. develop and highlight among others. On the other hand, for the educational institutions, it is a constant challenge to adapt the demands of both parties, because the perspectives are very different, with this, to find the best methodology able to mediate and to approach these interests is fundamental. Based on the Problem Learning Based (PBL) or Problem Based Learning (APB) methodology, this work aims to observe the formation of the transversal competences necessary for the deve-lopment of teamwork. Teamwork understands the true relationships among members of a group, allowing mutual and voluntary help and the exchange of information, techniques and ideas that ensure team success. This differs from group work, which in turn is charac-terized by a gathering of people, who organize themselves to achieve an objective without having to maintain relations of mutual exchange. The methodology was based on an ex-ploratory research and application of a questionnaire applied in three classes of the Network and Business Management courses of the Faculty of Technology of Indaiatuba. From the results, it is possible to infer, that the PBL teaching methodology, encourages the development of the necessary skills for teamwork.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22874
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLAINE GENTIL DA CUNHA OLIVEIRA.pdf
  Restricted Access
772.11 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.