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Title: Desenvolvimento de um plano de negócio: estudo de caso na OTZ indústria de artigos texteis no município de Arcerburgo MG
Authors: SILVA, Luis Fernando Pereira da
Advisor: KATZ, Ieoschua
Other contributor: KATZ, Ieoschua
BRAGA, Washington Luis Moreira
CAROSIA, Jaciara Silva
type of document: Artigo científico
Keywords: Indústrias;Projetos;Negócio (Plano)
Issue Date: 14-Dec-2017
Publisher: 120
Citation: PEREIRA, Luis Fernando. Desenvolvimento de um plano de negócio: estudo de caso na OTZ indústria de artigos texteis no município de Arcerburgo MG. Orientador: Ieoschua Katz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2017.
Abstract: O Brasil tem a maior extensão geográfica da América do Sul, sendo o 5° maior do mundo com 201 milhões de habitantes (estimas IBGE dez-2012) e um contínuo crescimento da renda per capita, onde o têxtil representa certamente um mercado interessante por volume de compras: 5° maior produtor mundial; 2° maior produtor e 3° maior consumidor de denim no mundo; 4° maior produtor mundial de roupas. Assim sendo este trabalho é resultado de um estudo que tem como objetivo explicitar os métodos utilizados para a elaboração de um plano de negócio de uma indústria têxtil de camisas sociais masculinas, com abordagem em todas as áreas que constituem este segmento, desde a estruturação física e estratégica da empresa até, a quantidade a ser produzida, capital de giro a ser empregado, quantidade e especificações do maquinário a ser utilizado, quantidade mínima de funcionários, taxa tributária estabelecida para este tipo e porte de negócio e formas empregadas para a realização do marketing e venda dos produtos. Foi para isso utilizado uma pesquisa qualitativa onde pode-se observar qual dos três tipos de produtos em seu portfólio, são mais demandados pelo consumidor final, e desta forme inferir diretamente na escolha do principal produto a ser oferecido. Utilizou-se também como ferramenta de elaboração deste trabalho, um programa desenvolvido na ferramenta Microsoft Excel, na qual, foi possível calcular todos os índices de viabilidade, fluxo de caixa projetado para os próximos 5 anos, despesas fixas, despesas variáveis, taxa mínima de atratividade, valor presente líquido, taxa interna de retorno e o payback estimado do negócio. Ao término deste trabalho foram obtidos resultados de um payback de 3,24 anos, uma taxa interna de retorno de 64,93% e uma taxa mínima de atratividade de 6,50%, com o resultado do investimento satisfatório e sendo assim, conclui-se a viabilidade do negócio.
Brazil has the largest geographical area in South America, being the 5th largest in the world with 201 million inhabitants (estimates IBGE Dec-2012) and a continuous increase in per capita income, where textiles certainly represent an interesting market by volume of purchases: 5th largest producer in the world; 2nd largest producer and3rd largest consumer of denim in the world; 4th largest producer of clothing in the world. Therefore, this study is the result of a study that aims to explain the methods used for the elaboration of a business plan of a textile industry of men's social shirts, with an approach in all the areas that constitute this segment, from the physical and the amount to be produced, the working capital to be employed, the quantity and specifications of the machinery to be used, the minimum number of employees, the tax rate established for this type and the size of the business, and the forms used to carry out the marketing and sale of products. For this purpose a qualitative research was used, where one can observe which of the three types of products in its portfolio are more demanded by the final consumer, and from this it is inferred directly in the choice of the main product to be offered. A program developed in the Microsoft Excel tool was also used as a tool to elaborate this work, in which it was possible to calculate all feasibility indices, projected cash flow for the next 5 years, fixed expenses, variable expenses, minimum attractiveness, net present value, internal rate of return and estimated business payback. At the end of this work we obtained results close to the expected payback of 3.24 years, an internal rate of return of 64.93% and a minimum attractiveness rate of 6.50%, with the result of the investment satisfactory and, thus, concludes the viability of the business.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22224
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