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Title: Análise logística dos transportes utilizados para o escoamento do etanol no estado de São Paulo
Other Titles: Logistics analysis of the transportation used to transport ethanol in the state of São Paulo
Authors: CORRER, Angélica Dezuó
CAMARGO JÚNIOR, João de
Advisor: LIMA, André de
type of document: Artigo científico
Keywords: Cadeia de suprimentos;Logística;Transporte multimodal;Etanol
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 175
Citation: CORRER, Angélica Dezuó; CAMARGO JÚNIOR, André. Análise logística dos transportes utilizados para o escoamento do etanol no estado de São Paulo. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.
Abstract: O etanol combustível é uma opção mais sustentável para os consumidores em comparação a gasolina, produzido através da cana-de-açúcar, matéria-prima a qual o Brasil produz em larga escala, outra vantagem desse combustível é o etanol de 2ª geração (EG2). O país também vem aumentando a produção de etanol derivado do milho para aumentar a oferta de um combustível mais limpo. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos logísticos dos transportes utilizados para o escoamento do biocombustível etanol no Estado de São Paulo, com ênfase nos modais rodoviário, ferroviário e dutoviário. Para melhor interpretação do assunto, foi realizada uma pesquisa de campo com alguns gestores de transportadoras que atuam na logística do etanol, visando à maior compreensão dos desafios, tais como impactos ambientais, encarecimento do produtos e impacto no tráfego do escoamento pelo estado. Conclui-se que o modal rodoviário se destaca em relação aos outros modais abordados (ferroviário e dutoviário), devido à infraestrutura do país, acessibilidade do transporte e custo x benefício. As modalidades ferroviário e dutoviário são as mais ecologicamente viáveis, entretanto, o escoamento do etanol por esses modais ocorre em pouca quantidade. O modal rodoviário tem maior participação no escoamento do etanol no estado de São Paulo, apesar de ser um dos modais mais poluentes e prejudiciais ao meio ambiente, nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no desenvolvimento e implementação de tecnologias para redução de poluentes em caminhões e transporte de carga.
Ethanol is a more sustainable option for consumers compared to gasoline, produced from sugarcane, a raw material that Brazil produces on a large scale. Another advantage of this fuel is second-generation ethanol (EG2). The country is also increasing the production of ethanol derived from corn to increase the availability of a cleaner fuel. This study aimed to identify the logistical impacts of transportation used for the distribution of ethanol biofuel in the state of São Paulo, with a focus on road, rail, and pipeline modes. To better understand the subject, a field survey was conducted with managers of transport companies involved in ethanol logistics, aiming to comprehend the challenges, such as environmental impacts, product cost increase, and traffic impact during distribution. It was concluded that the road mode stands out compared to the other modes (rail and pipeline) due to the country's infrastructure, transport accessibility, and cost-effectiveness. Although rail and pipeline modes are more environmentally viable, the transportation of ethanol through these modes occurs in small quantities. The road mode has a greater share in the distribution of ethanol in the state of São Paulo, despite being one of the most polluting and environmentally harmful modes. In recent years, there has been a significant increase in the development and implementation of technologies to reduce pollutants in truck and cargo transport.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22024
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