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Title: Análise de rotulagem de produtos skin care masculino
Authors: COSTA, Janaina dos Prazeres
Advisor: ASSIS, Camila Molena de
Other contributor: MORAES, Carla Aparecida Pedriali
LIMA, Gabriele Wander Ruas de
type of document: Monografia
Keywords: Cosméticos;Moda masculina;Rótulos;Pele;Composição química
Issue Date: 2019
Publisher: 217
Citation: COSTA, Janaina dos Prazeres. Análise de rotulagem de produtos skin care masculino, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2019.
Abstract: Nos últimos anos o mercado de cosméticos masculinos aumentou em níveis surpreendentes. Em paralelo a este avanço a preocupação de muitos homens com o cuidado de suas peles também cresceu. Porém a pele masculina tem uma fisiologia tegumentar divergente quando comparada à feminina, desta maneira seria interessante que os produtos tenham formulações de acordo com essa distinção. A pele dos homens é mais espessa, oleosa e firme, possui mais colágeno e pelos mais grossos, envelhece mais devagar e perde mais água. O objetivo deste estudo é a realização de uma análise de rótulos de produtos skin care masculinos e femininos para verificar se as formulações têm diferenças entre si. As composições foram coletadas de cosméticos nacionais e importados comercializados em farmácias, supermercados, lojas físicas e online especializadas em cosméticos e revistas multinível, onde foram escolhidos aleatoriamente 32 cosméticos para cuidados com a pele do rosto (antienvelhecimento, hidratantes, esfoliantes, protetores solares e sabonetes) e 3 pós-barbas de marcas, apelos e embalagens diferentes. Com esta análise foi possível verificar que algumas marcas tem a preocupação com a fisiologia desigual das peles e fazem fórmulas mais benéficas para homens e mulheres, porém outras apenas modificam a embalagem e o aroma do produto para chamar a atenção de públicos diferentes. Grande parte das bases tem os mesmos ingredientes, mas a concentração provavelmente não é a mesma já que a preferência de sensorial de cada gênero é distinta e os ativos utilizados também se modificam de acordo com o tipo de produto, pele, gênero e apelo. Os cosméticos femininos em geral são mais caros e ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata de formulações diferentes para pele de homens e mulheres.
Recently the male cosmetics market has risen to astounding levels. In parallel to this advance the concern of many men with the care of their skins also grew. However, the male skin has a divergent physiology when compared to feminine, in this way it would be interesting for the products to have formulations according to this distinction. Men's skin is thicker, oily and firm, has more collagen and thicker hair, ages more slowly and loses more water. The purpose of this study is to perform a label analysis of male and female skin care products to verify that the formulations differ from each other. The compositions were collected from national and imported cosmetics sold in pharmacies, supermarkets, physical and online stores specialized in cosmetics and multilevel magazines, where were randomly selected 32 facial skin care products (anti-aging, moisturizers, exfoliates, sunscreens and soaps) and 3 after-shaves of different brands, appeals and packaging. With this analysis it was possible to verify that some brands are concerned with the uneven skin physiology and makes formulas more beneficial for men and women, but others only modify the packaging and fragrance of the product to draw the attention of different audiences. Most foundations have the same ingredients, but the concentration is probably not the same, as each gender prefer different sensory and the assets used also change according to product type, skin, gender and appeal. Women's cosmetics are generally more expensive and there is still a long way to go when it comes to different skin formulations for men and women.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21060
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